Pessoas com pressão alta devem malhar de manhã? Entenda a teoria

A prática de atividade física oferece inúmeros benefícios para a saúde. Uma teoria que tem sido muito estudada é que fazer exercícios físicos pela manhã pode ajudar pessoas com pressão alta. Será mesmo?

Vitor Vicente, personal trainer e assessor esportivo, afirma que diferentes artigos científicos chegaram à conclusão que a pressão alta está mais presente no público sedentário e do sexo masculino. Nesse caso, a atividade física tem um papel fundamental na prevenção e no tratamento da hipertensão.

“Quando fazemos atividade física, elevamos a frequência cardíaca e ativamos o sistema cardiovascular. Em resposta, o corpo tende a manter a frequência cardíaca basal mais baixa. Por isso, é interessante já fazer pela manhã para controlar a pressão durante o restante do dia”, explica Vitor.

Segundo o profissional, os indivíduos devem manter a constância nos exercícios para o tratamento a longo prazo. “Existem muitos benefícios quando há a prática regular de atividade física do tipo aeróbio, desde que essas atividades envolvam grandes grupos musculares”.

A médica cardiologista Mariana Leita Salviano acrescenta: “A manhã é o horário que o cortisol está mais elevado e a atividade física reduz o sistema nervoso simpático, diminuindo o tônus adrenérgico e a pressão arterial. Estudos já comprovaram a redução média de 10% da pressão com a prática de exercícios regular”.

Mas, atenção!

Os profissionais de educação física Rolweberton Faúla, Gracielle Araújo e Felipe Piacesi relatam ao Metrópoles que a resposta para essa questão pode divergir. Isso porque dois estudos da USP, um de 2019 e outro de fevereiro de 2024, demonstram que o exercício noturno para o hipertenso traz mais efeitos positivos.

Já os testes realizados pelo também pesquisador da USP Campos de Brito apontam que, no período da tarde, há maior redução da pressão arterial, acompanhada de vasodilatação. “Isso cai por terra a teoria de que o melhor horário para a prática de atividade física para hipertensos é o matutino”, afirma o trio.

No entanto, eles ressaltam que o exercício físico, sobretudo o aeróbio, deve fazer parte do cotidiano de pessoas hipertensas, independentemente do horário em que possa ser realizado.

Benefícios dos exercícios físicas para hipertensos

De acordo com os profissionais Rolweberton, Gracielle e Felipe, incorporar exercícios na rotina diária, como musculação, caminhadas, ciclismo ou natação, pode ser uma maneira eficaz e natural de controlar a pressão arterial, promovendo bem-estar geral e longevidade.

“Durante a atividade física, o coração se fortalece, melhorando sua capacidade de bombear sangue, o que diminui a pressão sobre as artérias. Além disso, a prática regular de exercícios ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, melhorando o fluxo sanguíneo e reduzindo a resistência vascular”, explica o trio. “Também combate o estresse e melhora a função endotelial, fatores que, juntos, ajudam a manter a pressão arterial em níveis saudáveis”, acrescenta.

metropoles