Apagão Cibernético e Monopólio Privado julho 19, 2024

O mundo do G-20 foi profundamente atingido por um apagão cibernético. Países da União Europeia, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Japão, Coreia do Sul e outros, foram atingidos.
A empresa de segurança cibernética Norte-americana CrowdStrike, que  atua em escala global foi a principal responsável pelo apagão, pelo menos foi a única que assumiu até o momento.
As empresas como Microsoft Amazon controlam estes sistemas cibernéticos dentro das grandes potências capitalistas. Sistemas de internet, aéreo, bancos, hospitais e comércio através de cartões ficaram fora do ar em quase todos os países.
No Brasil a situação só não foi pior, porque aqui existem duas estatais a Dataprev e Serpro, empresas brasileiras de serviço cibernético. Estas empresas estavam no Pacote de privatização do ex-governo Bolsonaro, para Elon Musk.
Quando vemos os ultra neoliberais, querendo privatizar tudo, entregar tudo para empresas privadas capitalistas, começamos a compreender os riscos desse sistema.
Não podemos perder a nossa soberania nacional, pois os imperialistas, sejam privados ou de governos centrais como o dos USA que sempre espionaram Lula e Dilma Rousseff, ou do próprio fasc1smo bolsonar1sta na ABIN, com tecnologia espiã vinda de Israel. Estes não respeitam as democracias e nem os nossos dados.
Agora estamos diante de uma situação assustadora. Quem provocou esse apagão? Com quais interesses? Por isso, tentam controlar tudo e todos. Não aguento mais, as constantes tentativas e ameaças de golpes em meu celular.
Estamos reféns dessas grandes redes de internet, pacotes de TV por assinatura, telefonia celular que nunca te entrega o que você paga e plataformas de internet, com basicamente um conglomerado que controla todos os nossos dados e em muitos casos, dados de países inteiros.
O mundo cibernético ou do ciberespaço e cibercultura controlam os meios de comunicação e informações, manipulando ao bel prazer, a vida das pessoas e de Estados inteiros.
Esse pequeno apagão é um retrato dessa dependência e do controle de poucas empresas privadas que atuam em nome do lucro e das vantagens financeiras internacionais.
Recentemente tivemos os ataques especulativos ao Real (moeda do Brasil), com a anuencia do presidente do Banco Central Campos Neto. Com isso, em menos de uma semana, o nosso país perdeu milhões de dólares para especuladores. E esses ataques continuam.
Bancos e companhias aéreas continuam e em muitos casos, podemos ter ataques cibernéticos, com a facilitação de agentes e até mesmo como ação política premeditada.
Os sistemas colapsam por falhas, mas essas falhas em muitos casos, são programadas, basta observarmos os nossos equipamentos eletrônicos como TV, computador celular e outros que do nada, travam, falham e param em suas obsolências programadas.
Basta observarmos que nossos dados pessoais já foram vendidos para o mercado.com, é  só pesquisar alguma mercadoria nas redes e será infortunado por comerciais daquela busca por meses.
Os sistemas cibernéticos controlam a segurança cibernética e até que ponto, controlam mesmo? Basta ver esse colapso para saber que alguma coisa ficou fora da ordem.

 

 

Por Belarmino Mariano