Mais 415 paraibanos saíram da lista de espera por cirurgias eletivas, por meio do programa Opera Paraíba, nesse fim de semana. As cidades contempladas foram João Pessoa, Campina Grande, Belém, Monteiro, Sousa, Picuí, Queimadas, Solânea, Taperoá, Guarabira e Catolé do Rocha. Os procedimentos foram realizados entre a sexta-feira (19) e o domingo (21).
Presente em todas as regiões do estado, o programa, criado pelo Governo da Paraíba, segue atendendo a proposta de regionalização dos serviços de saúde, facilitando o acesso da população ao tratamento médico por meio de cirurgia.
Ao todo foram 79 cirurgias gerais, 26 bariátricas, 30 ginecológicas, 17 urológicas, 45 vasculares, duas de otorrino, duas de proctologia, 11 de ortopedia, 10 pediátricas, seis pequenos procedimentos e 187 de catarata.
A dona de casa Mércia Coelho, de 56 anos, da cidade de Alagoa Nova, fez cirurgia de catarata no Hospital de Clínicas, e estava ansiosa para voltar a enxergar bem. “Estou doidinha pra conseguir ver tudo, limpar as coisisnhas em casa bem direitinho, ler melhor, que eu já não estava conseguindo. Estou muito feliz,” disse.
O secretário de estado da Saúde, Ari Reis, ressalta que a intensificação das cirurgias nos fins de semana são fundamentais para ampliar a cobertura de saúde nos municípios do interior do estado. “Em cada fim de semana, o Opera Paraíba sempre está presente em cidades de todas as Macorregiões paraibanas, chegando perto do paciente que agora tem seu tratamento de saúde realizado na própria região onde mora. Só no primeiro semestre deste ano, já são mais de 31 mil paraibanos contemplados com alguma cirurgia feita pelo programa, e nosso compromisso é seguir cuidando do nosso povo,” reforçou.
Para ter acesso ao serviço, o paciente passa por consulta médica nas unidades básicas de saúde, e com o encaminhamento dá entrada via secretaria municipal de saúde para as consultas estaduais, ou caso já esteja apto, por meio do site do Opera Paraíba no endereço operaparaiba.pb.gov.br.
Outras Notícias
Corpo é encontrado com pedras no lugar do coração em Campina Grande
Turista da Paraíba morre após ser atropelada por ônibus em faixa de pedestres no Rio
“Tornozeleira no cu”: radialista que provocou Moraes é preso novamente