Primeiros candidatos da Paraíba se declaram cisgêneros; registro no TSE vai mostrar identidade de gênero e orientação sexual

Os primeiros candidatos da Paraíba se declararam cisgêneros e heterossexuais no registro de suas candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Essas duas informações que agora constam nos registros de candidaturas são novidades no DivulgaCandContas do TSE, site que reúne todas as informações de candidatos e prestação de contas de todas as eleições realizadas no Brasil.

O ClickPB verificou que, na tarde desta terça-feira (23), consta o primeiro registro de chapa paraibana no sistema do TSE que reúne a lista de candidaturas para as eleições deste ano. A chapa é do MDB e tem Marquinhos Gomes candidato a prefeito e Selma de Tino de Albuino como candidata a vice-prefeita.

Os nomes deles vêm acompanhados de informações como data de nascimento, ocupação, cor/raça, estado civil, nacionalidade, grau de instrução e outros dados. A novidade deste ano é que informações como identidade de gênero e orientação sexual poderão ser declarados no registro de candidatura, como verificou o ClickPB.

Segundo o TSE, “considera-se identidade de gênero a atitude individual que diz respeito à forma como cada pessoa se percebe e se relaciona com as representações sociais de masculinidade e feminilidade e como isso se traduz em sua prática social, sem guardar necessária relação com o sexo biológico atribuído no nascimento.

Cisgênero: Pessoa que se apresenta ao mundo e se identifica com seu gênero de nascimento.

Transgênero: Pessoa que se apresenta ao mundo e se identifica com gênero diferente do seu gênero de nascimento. Engloba tanto as travestis quanto as pessoas transexuais.”

Já na explicação sobre orientação sexual, o TSE considera que se refere à atração emocional, afetiva ou sexual que uma pessoa sente por homens, mulheres ou pessoas independente do gênero e explica cada perfil, como os heterossexuais, gays, lésbicas, assexuais, pansexuais e bissexuais.

Nem todos os candidatos registraram orientação sexual e identidade de gênero em seus registros de candidatura pelo Brasil.

Candidato de São Paulo também declarou identidade de gênero e orientação sexual:

gênero

clickpb