O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), entregou, nessa quinta-feira (8), mais duas Casas da Cidadania – uma em Areia e outra em Arara, na região Agreste. Agora são 51 desses equipamentos em funcionamento, oferecendo à população serviços de emissão da Carteira de Identificação Nacional(CIN), 2ª via do Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteira de Trabalho Digital e Carteira de Estudantes.
A solenidade contou com as presenças da secretária de Estado Desenvolvimento Humano, (Sedh), Pollyanna Dutra; do deputado estadual Tião Gomes; e parentes do homenageado, senhor Pedro Freire, que deu nome à Casa da Cidadania em Areia.
A secretária Pollyanna Dutra, em seu pronunciamento, ressaltou a importância dos benefícios levados para região. “Areia e Arara recebem hoje as casas de número 50, em Areia, e a casa de número 51 em Arara. São serviços de cidadania que a gente traz para essas duas cidades, como a Carteira Digital de Trabalho, a Carteira de Identificação Nacional. Com esses serviços o Governo da Paraíba chega junto, de forma descentralizada, para que o cidadão, em sua própria cidade, tenha acesso à cidadania e à emissão da sua documentação civil. Isso importa porque a parte disso é o passaporte para ter acesso a um benefício social, à casa própria, a renovar seus sonhos e a esperança. O governador João Azevêdo tem se preocupado em oferecer ao cidadão as condições necessárias para que ele desenvolva sua autonomia, oferecendo cidadania, direitos e, acima de tudo, fazer com que o cidadão abra seu próprio caminho”, declarou a secretária.
Falando em nome dos usuários do novo equipamento, o estudante Suélio Bezerra ressaltou que “essa Casa é um exemplo das benfeitorias que o Governo Estado traz para esta região, traz para a nossa cidade. Por isso, nós, areienses, que recebemos este presente, fruto da sensibilidade do Governador, nos sentimos muito felizes neste momento. Antes tínhamos que ir para outras cidades para retirar um simples RG, gastando do bolso, gastando passagem, perdendo muito tempo, e hoje a gente passa a ter a oportunidade de fazer estes documentos em nossa cidade”.
O deputado estadual Tião Gomes destacou os diversos benefícios conquistados pela cidade de Areia na área social, a exemplo do Programa Tá na Mesa, que atualmente disponibiliza 500 refeições. “Para alguns pode não significar muito, mas para aqueles que precisam significa muito. No CSU, é entregue leite para 500 famílias. O Cartão Alimentação hoje atende cerca de 530 famílias. Recebemos recentemente Cestas Básicas, e brevemente a Sedh trará o Programa de Aquisição de Alimentos-PAA para o povo que mais precisa”, destacou o deputado.
Residente em Arara, o professor Ivanildo Lopes da Silva (60) afirmou que o equipamento é de grande relevância. “Antes precisávamos nos deslocar para outra cidade, e agora não será mais necessário. Facilitará muito a vida das pessoas que não terão que ir a Campina, porque na cidade de Arara todo mundo poderá tirar seus documentos”, comemorou o professor.
Outras Notícias
Corpo é encontrado com pedras no lugar do coração em Campina Grande
Turista da Paraíba morre após ser atropelada por ônibus em faixa de pedestres no Rio
“Tornozeleira no cu”: radialista que provocou Moraes é preso novamente