Sheila Sodré: advocacia desempenha papel fundamental na construção de instituições democráticas e livres

A advogada e candidata à vaga destinada à advocacia pelo Quinto Constitucional no Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), Sheila Sodré (número 12), destacou neste domingo (11), Dia do Advogado, a importância da profissão que muda realidades e garante o acesso da população à justiça. Para ela, a advocacia desempenha um papel fundamental na construção de instituições democráticas e livres em um estado de direito.

“Hoje é um dia especial, para todos os advogados e advogadas. Parabenizo a todos que, como eu, escolheram essa nobre profissão. Carrego comigo quase 50 anos de vida, três filhos amados e quase 20 anos dedicados exclusivamente à advocacia. É da advocacia que vem o meu sustento, mas é da paixão pela justiça que vem a minha força”, ressaltou.

Sheila acredita no poder transformador do Direito, na força que os advogados têm de concretizar a justiça na vida das pessoas. “Confio nas instituições, mas sei que a justiça precisa evoluir junto com a sociedade. Passa por nós. A cada dia, a cada processo, mantenho viva a chama da mudança”, afirmou.

A candidata a vaga de desembargadora entende que o advogado é o primeiro juiz da causa, é quem provoca o judiciário, quem leva a esperança aos que buscam seus direitos. Nas dificuldades disse lembrar sempre dos rostos daqueles que confiaram no seu trabalho.

“Lembro da justiça sendo feita, da vida sendo transformada e sigo em frente com ética, energia, sendo mais humana, mais acessível e mais justa. Parabéns a todos os advogados e advogadas. Sou Sheila Sodré e acredito no poder da advocacia para transformar vidas”, finalizou a advogada.

Perfil – Sheila Sodré tem 49 anos, mãe de três filhos, acumula experiência profissional de 20 anos na advocacia. Ela é formada em Direito pelo Unipê, especialista em Direito Civil e Direito Processual Civil (Universidade Gama Filho-RJ) e em Direito Tributário (Unisul-SC) e doutoranda em Ciências Jurídico-Sociais pela Escola Superior de Justiça, Escola Superior Latinoamerica e UniversidaddelMuseo Social Argentino.

É criadora do programa e do quadro ‘Café com Direito’, que desde 2009 partilha conhecimento jurídico com a sociedade, passando por três emissoras locais. Ela já atuou como professora de turmas da pós-graduação em Direito Tributário no Uniesp, ministrou cursos de especialização para turmas de auditores fiscais do Estado da Paraíba, além de participar de vários eventos e workshops na condição de palestrante.