Menstruação aumenta a libido? Saiba se há impacto no desejo sexual

Se você já sentiu uma vontade mais intensa de fazer sexo com a chegada da menstruação, saiba que não está sozinha. O ciclo menstrual pode, sim, influenciar a libido. Os dois, aliás, têm uma relação bastante intensa.

De acordo com a ginecologista Brunely Galvão, a libido pode variar durante o período menstrual conforme a experiência de cada mulher e pessoa com útero.

“Fisiologicamente, o início do sangramento coincide com a queda hormonal e, logo após, há um período de ascensão desses hormônios. Para aquelas que têm sintomas intensos de TPM, a menstruação soa como um alívio e pode até facilitar as interações sexuais”, explica a médica.

“No caso de mulheres com ciclos mais curtos, pode haver um aumento dos níveis de estrogênio e início do período fértil ainda dentro do período de sangramento que corresponde a menstruação”, comenta a ginecologista.

Vale, porém, fazer um adendo que mesmo nesse momento há risco de transmissão de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), por isso, há a necessidade de uso de preservativo interno ou externo, como deve ser um hábito entre os casais, sejam eles parceiros fixos ou não.

A menstruação impacta no desejo?

E por que o apetite sexual aumenta durante a menstruação? Em síntese, a explicação é a seguinte: há uma queda nos hormônios estrogênio e testosterona no primeiro dia do período. Esses níveis voltam a crescer por volta do terceiro dia, o que faz com que a libido também aumente.

Se não acontece com você, tudo bem. A sexualidade feminina é influenciada por diversos fatores, não apenas fisiológicos. “Apesar do componente cíclico e hormonal ter um papel importante na vivência da sexualidade de pessoas com útero, outras questões, como autoestima e autoconhecimento, também são essenciais”, finaliza a expert.

metropoles