ALPB vai homenagear Netinho, atleta paraibano medalhista Olímpico

2024.08.08 - Jogos Olímpicos Paris 2024 - Taekwondo masculino. O atleta brasileiro Edival Pontes, o Netinho (azul), em duelo contra o espanhol Javier Pérez Polo. O brasileiro garantiu a medalha de bronze ao ganhar este confronto. Na foto, Netinho durante a cerimônia de entrega das medalhas. Foto: Wander Roberto/COB

O atleta paraibano Edival Marques Quirino Pontes, conhecido por “Netinho”, será homenageado pela Assembleia Legislativa. Projeto de Resolução de autoria do deputado Adriano Galdino, presidente da Casa, e subscrito por toda a Mesa Diretora concede ao desportista a Medalha Epitácio Pessoa, a mais alta honraria do Poder Legislativo, em reconhecimento à sua extraordinária representação do Estado da Paraíba e do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, onde conquistou a Medalha de Bronze no Taekwondo.

De acordo com a propositura, a honraria que será entregue ao atleta, “é um reconhecimento justo e merecido pelo seu notável desempenho nas Olimpíadas de Paris 2024, onde conquistou a medalha de bronze no Taekwondo”.

“Netinho”, é nascido e criado no bairro do Rangel, em João Pessoa, onde descobriu o esporte aos 7 anos de idade, por meio do incentivo do pai de um amigo. Desde então, sua paixão pelo esporte foi evidente, levando-o a se tornar faixa preta aos 10 anos e a trilhar uma carreira brilhante que culmina em sua conquista olímpica.

“A trajetória de Netinho é marcada por determinação e por um talento extraordinário. Em 2014, ele já se destacava como campeão sul-americano e conquistou medalhas de ouro no Mundial Juvenil e nas Olimpíadas da Juventude. Esses feitos, ainda na juventude, já indicavam que ele estava destinado a grandes conquistas no cenário esportivo internacional. O apoio de seu pai, que sempre acreditou em seu potencial, foi fundamental para que ele superasse as adversidades e se mantivesse focado em sua carreira”, justifica Adriano Galdino.

A conquista do bronze em Paris, ainda de acordo com o Projeto de Resolução, “é um marco não apenas para a carreira de Netinho, mas também para o esporte paraibano e brasileiro. Ele se junta a um seleto grupo de atletas brasileiros que subiram ao pódio olímpico no taekwondo, como Natália Falavigna e Maicon Siqueira, mostrando que a Paraíba continua a ser um celeiro de grandes talentos esportivos. Essa medalha reflete não apenas o talento individual de Netinho, mas também sua resistência e capacidade de superar desafios”, ressalta o parlamentar.

Nos próximos dias será definida e agendada, pelo Cerimonial da Assembleia Legislativa, a data da homenagem, que deverá reunir autoridades públicas e um seleto grupo de atletas paraibanos que se destacam nas mais diversas atividades esportivas e com resultados expressivos nas competições de mais alto nível do planeta.