Rica em nutrientes e acessível, a banana está presente na rotina alimentar da maioria das pessoas. Apesar dos benefícios, a fruta popular foi colocada, por alguns, no posto de vilã por conta da quantidade de açúcar, principalmente por aqueles que seguem dietas livres de carboidratos.
De acordo com a nutricionista integrativa Verônica Dias, a fama de que a fruta é prejudicial por ter muita açúcar é um mito. Ela afirma que uma porção de 100 gramas tem, aproximadamente, entre 12 a 15 gramas de açúcar. No entanto, os inúmeros benefícios oferecidos pelo alimento compensam.
“Encontramos três tipos de açúcares na banana: frutose, glicose e sacarose. São açúcares naturais”, emenda Verônica Dias.
A especialista ainda revela que quanto mais madura, mais a fruta tem frutose e glicose, enquanto as bananas mais verdes têm mais amido, um tipo de carboidrato complexo. “À medida que o fruto amadurece, o amido se transforma em açúcar simples, o que torna a banana mais doce”, diz.
As mais maduras, consequentemente, terão um impacto mais rápido no açúcar sanguíneo.
Quantas bananas pode comer por dia?
Verônica Dias alerta que a quantidade ideal de bananas por dia depende do contexto de cada indivíduo, mas, no geral, ela recomenda de 1 a 2, diariamente.
Além da fruta ser uma ótima opção para comer no café da manhã, no lanche e na ceia, a nutricionista também a considera uma boa escolha para comer antes e depois do treino.
Ela diz que a fruta fornece energia e reposição de glicose rápida e também é rica em magnésio e potássio, que evitam a fadiga muscular.
metropoles
Outras Notícias
Corpo é encontrado com pedras no lugar do coração em Campina Grande
Turista da Paraíba morre após ser atropelada por ônibus em faixa de pedestres no Rio
“Tornozeleira no cu”: radialista que provocou Moraes é preso novamente