MC Divertida aposta em música para quebrar estereótipos do nanismo

A brasiliense Maria Clara tem 15 anos e conta com uma legião de seguidores: 1,4 milhão no Instagram e 15,3 milhões de inscritos no YouTube. A adolescente realiza o sonho de várias meninas e vários meninos da sua idade: ser influencer. Porém, para a jovem, que assina como MC Divertida, tem algo ainda mais especial. Ela venceu preconceitos e quebrou paradigmas impostos a pessoas com deficiência.

MC Divertida é uma pessoa com nanismo. E, em sua trajetória na internet, passou a ser um espelho para vários seguidores. “Eu fico muito feliz porque a gente mostra a minha vida fazendo coisas normais, como dançar, cantar, pular, nadar na piscina, um monte de outras coisas. A pessoa olha aquilo e fala: ‘Eu também consigo fazer isso’, independente da condição física da pessoa, ela consegue fazer as mesmas coisas”, declarou, em entrevista.

O nome MC Divertida é uma criação da adolescente: o “M” e “C” são abreviações de seu nome, Maria Clara, e o “divertida” foi o adjetivo escolhido para definir sua personalidade. Além dos vídeos no qual fala sobre comportamento e outros temas ligados aos jovens, ela tem se dedicado à carreira de cantora – como mostra o mais recente lançamento TIK TAKA, com Kysha e Mine.

“Falei que eu queria duas músicas delas na pista de dança. Dancei, ficou muito legal, muita gente filmou e [o vídeo] chegou até elas e elas entraram em contato com a gente perguntando se a gente queria gravar”, declarou. A mãe da adolescente, Claudiene Santana, revelou a reação de Maria Clara: “Pensa em uma pessoa que surtou. […]”.

Carreira “divertida” na música

A trajetória de MC Divertida na música começou de maneira despretensiosa, com paródias publicadas na internet – com apoio do avô da jovenm que sempre tocava violão para ela. Dos “covers”, a artista buscou criar faixas autorais, como Amigo Dentista.

“Toda criança tem medo de dentista, vamos fazer uma música?”, foi o questionamento feito na época. Em seguida, o hobby virou carreira e motivo de orgulho para a adolescente.

“Às vezes, a gente vai em show e elas [as crianças] já vem com os bracinhos abertos para me abraçar, eu adoro”, completou

Uma das parceria de Maria Clara foi com Péricles. Juntos, eles gravaram Rabisquei e Unidunitê e contam com uma amizade até os dias de hoje.

MC vai virar atriz?

Maria Clara garante que sua prioridade no momento são os vídeos e conteúdos no Instagram, nos quais “ensina brincado” conteúdos, como a importância de não abrir porta para estranhos ou como se comportar em outras situações.

vertentes artísticas que pretende seguir: a atuação. Ela não nega, nem confirma. “É uma possibilidade, mas o foco, no momento, é deixar as coisas fluírem”, encerra.

metropoles