O influenciador Felipe Neto usou o próprio perfil no X (antigo Twitter) para aconselhar que as pessoas não usem VPN (virtual private network) para continuar acessando a rede social. A dica de Neto vem logo após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes emitir uma ordem de suspensão imediata do X.
“Não seja otário. Saia desta merda e aguarde o mimado desistir de causar instabilidade política no Brasil com esse tema”, diz trecho da mensagem em referência ao proprietário do X, o bilionário Elon Musk.
A VPN é uma rede privada que permite acessar dados da internet sem passar pelas operadoras de telecomunicações. O bloqueio do X foi encaminhado à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que está notificando as operadoras. Estas, por sua vez, têm o dever de realizar o bloqueio ao acesso.
A suspensão do X é mais uma retaliação ao fato de a empresa ter retirado a representação do Brasil, requisito que é obrigatório, segundo a legislação, para as empresas funcionarem no país. A decisão de Moraes também visa forçar a empresa da rede social a pagar multas por descumprimentos de ordens judiciais.
Ao determinar a suspensão da rede social, Moraes também estabeleceu uma multa de R$ 50 mil para quem usar o artifício da VPN para acessar o X.
metropoles
Outras Notícias
Conselheiro Tutelar de Mulungu-PB é afastado suspeito de estuprar adolescente
TSE nega pedido do PSB para revisar eleitorado de Baía da Traição
João Azevêdo garante que é pré-candidato ao senado para as eleições de 2026