Chad McQueen, ator de Karate Kid, morre aos 63 anos

Morreu, aos 63 anos, na última quarta-feira (11/9), Chad McQueen, ator de Karate Kid. Ele ficou famoso por interpretar o vilão na franquia. Segundo o jornal The New York Times, ele estava em sua casa em Palm Desert, na Califórnia, quando faleceu.

Advogado e amigo do artista, Arthur Barens relatou que a causa da morte foi falência múltipla dos órgãos. Há alguns anos, ele sofreu uma lesão que lhe causou problemas de saúde.

Segundo o jornal americano, Chad McQueen se feriu gravemente, em fevereiro de 2006, enquanto praticava para o evento Rolex 24 do Daytona International Speedway. Ele ficou em coma por quase um mês, quebrou o pescoço, a perna, o braço, as costelas e sofreu um colapso pulmonar. No ano seguinte, ele falou sobre o acidente: “Eu mudaria alguma coisa? Não, não mudaria. O automobilismo é a droga mais forte do mundo”, definiu.

Chad McQueen era casado com Jeanie e pai de três filhos: Steven McQueen (que tem a mesma profissão do pai), fruto de seu primeiro casamento, com a também atriz Stacey Toten; e Chase e Madison, com a atual companheira.

A confirmação da morte foi feita pelos familiares, através do Instagram: “É com o coração pesado que anunciamos o falecimento de nosso pai Chad McQueen. Sua jornada notável como um pai amoroso para nós, juntamente com seu compromisso inabalável com nossa mãe, exemplificou verdadeiramente uma vida cheia de amor e dedicação”, começou a nota.

E continuou: “Sua paixão por corridas não apenas destacou seu talento excepcional, mas também serviu como uma forma de honrar o legado de seu pai, um testamento aos valores incutidos nele. Ele passou sua paixão, conhecimento e dedicação para nós e continuaremos não apenas seu legado, mas também nossos avós”, garantiu a nota.

O comunicado ainda revelou como estão os familiares nesse momento de luto: “Como família, precisamos navegar neste momento difícil e pedimos gentilmente privacidade enquanto lembramos e celebramos sua vida extraordinária. Com sincera gratidão, Jeanie, Chase e Madison”, encerrou o texto, assinado pelos filhos do artista.

Nos comentários, os fãs lamentaram: “Chad era um espírito selvagem, lindo e gracioso e isso viverá para sempre. Nossos corações estão com todos vocês. 💔🙏”, disse um. “Oh, meu Deus. Acabei de acordar com essa notícia terrível e triste. Eu realmente sinto como se tivesse perdido um membro da minha própria família. Eu simplesmente não sei o que dizer além de que sou muito abençoado por tê-lo conhecido e meus pensamentos estão com toda a família McQueen. Descanse em paz, cara”, declarou outro. “💔🙏🏻 Enviando os maiores abraços para todos vocês agora. RIP 😢”, escreveu uma terceira.

Veja uma das cenas de Chad

Quem era Chad McQueen?

Chadwick Steven McQueen nasceu em 28 de dezembro de 1960, em Los Angeles e cresceu no sul da Califórnia. Ele era filho do também ator, Steve McQueen, que fez sucesso nas telonas e chegou a ser o astro de cinema mais bem pago das décadas de 1960 e 1970. Sua mãe se chamava Neile Adams e também foi atriz, cantora e dançarina filipino-americana.

Em toda a sua carreira, esteve envolvido em mais de 25 filmes e programas de televisão, como ator, produtor e outros papéis. Porém, seu personagem mais famoso é o vilão Dutch no clássico adolescente Karate Kid, de 1984, e Karate Kid 2, de 1986.

Dutch era um valentão malvado e encrenqueiro do dojo Cobra Kai e andava com Johnny Lawrence (William Zabka) e sua gangue, sem mostrar misericórdia e pulando de excitação enquanto davam uma surra brutal em Daniel LaRusso (Ralph Macchio) na noite de Halloween. McQueen apareceu em outros filmes, incluindo Um Tira da Pesada e Linha Vermelha.

Mas o sucesso dele ultrapassou as barreiras de Hollywood e, assim como o pai, e dedicou ao automobilismo: “Eu estava cercado por duas coisas: cinema e automobilismo. E o automobilismo sempre pareceu me atrair mais”, revelou ele em uma entrevista de junho de 2017, ao site sobre filmes, FlickFeast.

O primeiro crédito de Chad McQueen no cinema foi como um skatista no filme de 1978 Skateboard, considerado o primeiro longa-metragem sobre a febre do skate dos anos 1970.

metropoles