A ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), revelou, nesta quinta-feira (12/9), que cinco mulheres, candidatas às Eleições Municipais de 2024, sofreram tentativas de homicídio ou de feminicídio somente no último fim de semana, entre os dias 7 e 8 de setembro.
Enquanto proferia seu voto em julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a execução imediata da pena imposta pelo Tribunal do Júri (ou júri popular), Cármen Lúcia ressaltou que “Há uma verdadeira guerra contra as mulheres”.
Ao iniciar sua fala no STF, a ministra ressaltou que, no dia 15 de setembro, é comemorado o Dia da Democracia e continuou com a afirmação de que “no Brasil, as mulheres não têm muito o que comemorar”.
“Domingo, dia 15 de setembro, o mundo comemora o Dia da Democracia. E nós, mulheres brasileiras, temos pouco a comemorar. Não há democracia de gênero, de cores no Brasil. Há uma verdadeira guerra contra as mulheres. No TSE vivemos isso. Só nesse fim de semana foram cinco tentativas de morte de candidatas, contra mulheres. Uma intimidação violenta, feroz, cruel, que recrudesceu nos últimos dias”, afirmou a ministra.
Veja fala:
Cármen Lúcia comanda o processo eleitoral que ocorrerá em outubro desde ano no Brasil. Os candidatos concorrem a uma vaga de prefeito, vice-prefeito ou vereador nas Eleições Municipais de 2024. Mesmo nas inscrições, as mulheres estão em menor número. Os postulantes são, em sua maioria, homens, negros, heterossexuais, empresários, casados, com ensino médio completo e com idade entre 40 e 49 anos.
Os dados não divergem em quase nada do perfil das eleições de 2020, quando foram escolhidos os representantes do povo nos muncípios brasileiros.
Do total de cerca de 462 mil pedidos de registro de candidatura disponibilizados na plataforma DivulgaCand, da Justiça Eleitoral, 66% são homens e 34% mulheres.
Eleições
O Brasil tem 5.570 municípios onde haverá eleições. Conforme o calendário do TSE, o primeiro turno das eleições está marcado para o próximo dia 6 de outubro, um domingo.
Os municípios com 200 mil habitantes ou mais podem ter segundo turno, caso nenhum dos postulantes ao cargo consiga maioria absoluta dos votos válidos. O segundo turno está marcado para o dia 27 de outubro, um domingo.
metropoles
Outras Notícias
Turista da Paraíba morre após ser atropelada por ônibus em faixa de pedestres no Rio
“Tornozeleira no cu”: radialista que provocou Moraes é preso novamente
Datena faz alerta ao anunciar afastamento do SBT: “Vão pagar caro”