PSB é o partido que mais elegeu prefeitos na Paraíba nas Eleições 2024; veja lista

O Partido Socialista Brasileiro (PSB), partido do governador da Paraíba, João Azevêdo, foi o que mais elegeu prefeitos nas eleições municipais de 2024, que aconteceram neste domingo (6). De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram 69 prefeitos eleitos do PSB nos 221 municípios paraibanos que definiram a eleição no primeiro turno. João Pessoa e Campina Grande vão ter segundo turno.

O número de prefeitos eleitos do PSB ainda pode aumentar, já que o partido tem Jhony Bezerra ma disputa do segundo turno em Campina Grande.

Uma parte significativa das prefeituras conquistadas pelo PSB estão no Sertão da Paraíba. Entre as cidades com prefeitos eleitos do PSB, estão Bayeux, Sousa, Itaporanga, São José de Piranhas, Teixeira, Serraria e Bananeiras.

O segundo partido com mais prefeitos eleitos foi o Republicanos, com 50. Na lista dos prefeitos eleitos pelo partido na Paraíba, tem Patos, Pombal, Queimadas e Sapé.

O Movimento Democrático Brasileiro (MDB), União Brasil (União) e Partido Progressistas (PP) completam os cinco que mais elegeram prefeitos, com 23, 23 e 20 prefeitos eleitos, respectivamente. Sendo que os números do União Brasil e do PP podem ser aumentados, pois os partidos estão na disputa em Campina Grande, com Bruno Cunha Lima, e João Pessoa, com Cícero Lucena.

O Partido dos Trabalhadores (PT), partido do presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, só elegeu, mais uma vez, um prefeito na Paraíba, que foi na cidade de Picuí, no Curimataú.

Já o Partido Liberal (PL), ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro, teve 11 prefeitos eleitos na Paraíba, com destaque para os vencedores nas cidades de Ingá, no Agreste, e Belém do Brejo do Cruz, no Sertão. O número pode aumentar pois Marcelo Queiroga disputa o segundo turno em João Pessoa.

Completam a lista de partidos com prefeitos eleitos na Paraíba:

PSD – 11 prefeitos
PSDB – 9 prefeitos
Solidariedade – 2 prefeitos
PDT – 2 prefeitos
Avante – 1 prefeito
Rede – 1 prefeito

 

 

 

G1