As Eleições Municipais 2024 registraram recorde de candidaturas LGBTIQIA+ eleitas. Segundo levantamento da ONG VoteLGBT, 225 pessoas que se identificam como LGBTQIA+ conquistaram cargos, sendo três prefeituras. De acordo com a entidade, o número total é 130% maior do que em 2020.
A quantidade de pessoas trans eleitas ficou em 26. Entre elas está a quinta vereadora mais votada da cidade de São Paulo, Amanda Paschoal (PSol).
Os municípios de Alpinópolis (MG) e Santa Bárbara do Tegúrio (MG) elegeram prefeitos gays. Já Bonito (BA) terá um homem cis assexual no comando da cidade.
O levantamento levou em consideração dados da ONG e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Perfil
As candidaturas eleitas estão em 190 municípios de 22 estados. Nas capitais, são 28 pessoas LGBTQIA+ eleitas, sendo 22 delas mulheres. Do total, 17 são negras, sendo 15 mulheres.
PT, PSD e PSol concentram a maior parte das candidaturas LGBTQIA+ eleitas, com 61, 26 e 18, respectivamente.
“Mais que dobramos o número de pessoas LGBTQIA+ eleitas em comparação às eleições municipais de 2020. Nas capitais e grandes cidades, onde os dados são mais precisos, vemos mulheres negras LGBTQIA+, muitas delas trans, liderando as votações entre os partidos de esquerda”, ressalta Gui Mohallem, da direção do VoteLGBT.
metropoles
Outras Notícias
Corpo é encontrado com pedras no lugar do coração em Campina Grande
Turista da Paraíba morre após ser atropelada por ônibus em faixa de pedestres no Rio
“Tornozeleira no cu”: radialista que provocou Moraes é preso novamente