A Central de Transplantes da Paraíba, unidade integrante da rede de alta complexidade do Governo do Estado, realizou na noite do último sábado (2) a 41ª doação de órgãos de 2024 no estado. O gesto beneficiou quatro pessoas, que receberam rins e córneas.
A doadora, uma jovem de 26 anos, estava internada na UTI do Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa, quando foi diagnosticada com morte encefálica, através de rigoroso protocolo de verificação. O marido da doadora, que autorizou o procedimento, contou que a mulher já havia expressado o desejo de doar. “Antes de acontecer essa fatalidade, ela tinha me dito que gostaria de doar os órgãos, e a gente fez a vontade dela”, ressaltou.
Os órgãos foram destinados a pacientes em lista de espera, que aguardavam por uma oportunidade de realizar um transplante. As córneas foram enviadas para o Banco de Olhos, onde passam, primeiro, por uma avaliação inicial.
A diretora da Central de Transplantes, Rafaela Dias, enfatiza a decisão da família. “Agradecemos à família da doadora por essa decisão difícil, mas que trará esperança e vida a outras pessoas”, destacou.
Rafaela ainda evidencia o trabalho realizado pela equipe com o intuito de salvar vidas através da doação. “A doação de órgãos é um processo complexo que envolve uma equipe multidisciplinar e a colaboração de várias instituições. A Central de Transplantes da Paraíba trabalha incansavelmente, 24 horas por dia e todos os dias da semana, para promover a doação de órgãos e melhorar a qualidade de vida dos pacientes em lista de espera”, pontuou.
Este ano, na Paraíba, 234 pacientes já foram beneficiados com órgãos doados no estado, sendo seis de coração, 27 de fígado, 17 de rim, 172 de córneas e 12 de medula óssea. Ainda aguardam na lista de espera 672 pessoas.
Outras Notícias
Turista da Paraíba morre após ser atropelada por ônibus em faixa de pedestres no Rio
“Tornozeleira no cu”: radialista que provocou Moraes é preso novamente
Datena faz alerta ao anunciar afastamento do SBT: “Vão pagar caro”