Prefeitura de Araçagi inicia construção de praça com uma pista de skate no bairro José Pessoa Sobrinho

A prefeitura de Araçagi, Agreste Paraibano, iniciou a construção de mais uma obra no município. Trata-se de mais uma praça, desta vez no conjunto José Pessoa Sobrinho. A praça contará com estrutura para a prática do skate, algo sonhado pelos jovens praticantes deste esporte olímpico. A prefeita Josilda Macena, que saiu vitoriosa nas eleições deste ano, não parou seu ritmo de trabalho.

A vereadora Paula, entrou em contato com a nossa redação e disse que a obra tem recursos de uma emenda parlamentar do então deputado estadual Raniery Paulino, no valor de R$ 200.000 (duzentos mil reais), com a contra partida da prefeitura, conseguida pelo vice-prefeito Eduardo Casquinha e a vereadora Paula de Casquinha.

SOBRE O SKATE

Conquistando um público diversificado desde sua inclusão como modalidade olímpica, o skate está se afirmando como um dos esportes que mais crescem no país. Essa expansão é refletida na instalação de novas pistas em diferentes regiões e no incremento das competições, que têm contribuído para a descoberta de novos talentos no cenário internacional.

Josilda Macena - prefeita de Araçagi-PB
Josilda Macena – prefeita de Araçagi-PB

Como surgiu o skate?
Desenvolvido por surfistas durante momentos de maré baixa, o skate surgiu na década de 1950, na Califórnia, Estados Unidos. Os criadores do esporte começaram fixando rodinhas de patins em pranchas de madeira, originando o “surfe no asfalto” ou “sidewalk surf.” A partir de 1960, o skate passou a ganhar popularidade, os equipamentos foram aperfeiçoados, e a comercialização em grande escala começou.

As pranchas, inicialmente, tinham formato retangular. Larry Stevenson, fundador da Makaha, foi o primeiro a produzir skates com pranchas em um design semelhante ao das pranchas de surfe. Com mais skates sendo fabricados e desenvolvidos, na década de 1960, também foram disputados os primeiros campeonatos na Califórnia.

Na década seguinte, os skatistas californianos passaram a utilizar piscinas vazias, com o fundo arredondado, como pistas de skate.  Naquele período, as rodinhas de ferro passaram a ser substituídas por poliuterano, o que ajudou a difundir ainda mais a prática.

Nos anos 80, a modalidade de street foi desenvolvida com o uso de rampas de madeira em locais onde até então não era comum que o skate fosse praticado. Com a popularização do esporte, o skate se tornou um estilo de vida. Afinal, os skatistas têm uma cultura própria, gírias e roupas características.

Veja as imagens do inicio da construção: