Nesta segunda-feira (18), às 14h30, a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) será palco de uma importante audiência pública que discutirá a implementação de uma educação antirracista e quilombola no estado da Paraíba. A audiência pública promovida pela ALPB com propositura da deputada Cida Ramos e organização da Abayomi – Coletiva de Mulheres Negras na Paraíba, em parceria com a Organização Mulheres Negras de Caiana (OMNC), faz parte da ações do novembro negro e da mobilização nacional em defesa de um novo PNE que contemple diretrizes inclusivas e promova igualdade racial no ambiente escolar.
A audiência pública busca fomentar o diálogo entre representantes do poder legislativo, profissionais da educação, movimento de mulheres negras, movimentos quilombolas, especialistas e a sociedade civil sobre a necessidade de fortalecer políticas educacionais voltadas ao enfrentamento do racismo e ao reconhecimento das comunidades quilombolas como agentes fundamentais na formação social e cultural do Brasil. Entre os temas abordados estarão a necessidade de práticas antirracistas no âmbito da Educação, o combate ao racismo, e o papel das políticas públicas para garantir uma educação inclusiva e representativa.
A Abayomi-PB e Organização Mulheres Negras de Caiana destacam que esta audiência pública representa uma oportunidade para fortalecer a defesa da Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas, e para garantir que as novas Metas do PNE incluam o compromisso com uma educação na perspectiva das relações Étnico-Raciais.
Assessoria Abayomi PB
Mais informações:
Instagram: abayomipb
(83) 9.8735-8094
Outras Notícias
Corpo é encontrado com pedras no lugar do coração em Campina Grande
Turista da Paraíba morre após ser atropelada por ônibus em faixa de pedestres no Rio
“Tornozeleira no cu”: radialista que provocou Moraes é preso novamente