O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou, nesta sexta-feira (13), o “Dia D de Vacinação contra difteria, tétano e coqueluche (dTpa) em gestantes e Multivacinação para atualizar o cartão de vacinação de crianças, adolescentes e idosos” em todo estado. Ao todo, foram aplicadas 11.981 doses de vacinas, sendo 781 doses para dTpa e 11.200 doses para as demais vacinas preconizadas no Calendário Nacional de Vacinação.
Os cinco municípios que mais vacinaram foram João Pessoa (881 doses); Campina Grande (880 doses); Alhandra (438 doses); Cabedelo (305 doses) e Sousa (302 doses). Os dados são parciais e levam em consideração os dados de 192 municípios.
De acordo com a chefe do Núcleo Estadual de Imunização da SES, Márcia Mayara, esse tipo de ação é fundamental para garantir que a população de todo o estado seja imunizada contra os agravos e outras doenças que podem ser prevenidas por meio de vacinas. “Quanto à vacina dTpa, a partir do momento que a gestante é imunizada, ela vai estar protegendo também o seu bebê, que é o grupo de maior risco de complicação da coqueluche”, afirmou, destacando ainda que as pessoas têm em mente que, por não verem mais essas doenças, não precisam mais se vacinar. Mas o que a população deve ter em mente é que essas doenças estão erradicadas e controladas por conta da vacina, daí a necessidade de continuarem sendo vacinadas”, alertou.
Neste Dia D, foram disponibilizados mais de mil postos de vacinação em toda a Paraíba. Em João Pessoa, além das Unidades de Saúde da Família, as vacinas também foram ofertadas em pontos específicos, como o Home Center Ferreira Costa, Tambiá Shopping, Shopping Sul. As Unidades de Saúde da Família (USF) Verdes Mares, do Cidade Verde II (Mangabeira); Unidade Integrada do Geisel e a Unidade Vila Saúde, no Cristo, contaram com a visita especial do ‘Zé Gotinha’, mascote da Campanha de Vacinação do Ministério da Saúde e as equipes de imunização da SES e da Secretaria de Saúde do município de João Pessoa.
A técnica de enfermagem Heloísa Maria Lira, que está com 21 semanas e cinco dias de gravidez do primeiro filho, que vai se chamar Marlon. foi tomar a vacina dTpa na Unidade Integrada do Geisel, onde aproveitou para tirar fotos com o Zé Gotinha. “Eu sempre tomei todas as vacinas porque sei que é uma garantia para barrar muitas doenças perigosas que até matam. E agora que estou grávida estou reforçando esse cuidado, até porque sei que, além de mim, o meu filho também estará protegido”, disse.
O Dia D é uma das ações do Programa Vacina Mais Paraíba, que completou dois anos recentemente. Com esse, a SES contabiliza sete Dias D em 2024. Nos seis primeiros, houve um aumento significativo nas coberturas vacinais, quando foram aplicadas 287.386 doses de diversas vacinas.
Outras Notícias
Turista da Paraíba morre após ser atropelada por ônibus em faixa de pedestres no Rio
“Tornozeleira no cu”: radialista que provocou Moraes é preso novamente
Datena faz alerta ao anunciar afastamento do SBT: “Vão pagar caro”