O governador João Azevêdo inaugurou, nesta segunda-feira (16), a nova sede da Secretaria de Estado da Mulher e Diversidade Humana, localizada em um prédio histórico na Avenida João da Mata, em Jaguaribe, que foi totalmente restaurado. As obras receberam investimentos superiores a R$ 5,3 milhões, contemplando ainda a construção de um anexo.
Com a revitalização do prédio, além de proporcionar um ambiente mais confortável para os servidores e a população que frequenta a Secretaria de Estado da Mulher e Diversidade Humana, o Governo da Paraíba promove uma ação de valorização do patrimônio histórico e contribuição para a ocupação e o resgate do Centro Histórico de João Pessoa.
Na solenidade, o governador João Azevêdo foi recebido com uma apresentação do folguedo popular Pontões Mirins, da comunidade quilombola Os Daniel, do município de Pombal. O gestor ressaltou o investimento do governo para preservar o patrimônio público e promover inclusão social. “Nós firmamos um termo de cessão com o Tribunal de Justiça porque é do interesse do estado revitalizarmos prédios do Centro Histórico e, com isso, garantimos uma estrutura com todo conforto para receber as pessoas na Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana. Nós estamos muito felizes porque hoje estamos celebrando mais uma ação da política de governo de proteção e acolhimento”, frisou.
Ele também reforçou o compromisso do governo de fortalecer as políticas públicas de promoção de direitos. “Nós entendemos a gestão pública como cuidar das pessoas. Nós não perdemos nenhuma mulher protegida pela Patrulha Maria da Penha, implantamos a Casa Cris Nagô, o Centro da Igualdade Racial João Balula e mais políticas inclusivas virão”, acrescentou.
A secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, enfatizou a importância da nova sede da Secretaria ao destacar que o prédio representa mais do que um espaço físico. “Estou muito emocionada e esta nova sede representa o reconhecimento e a centralidade das pautas que defendemos. Estar em um local de valor histórico reafirma a seriedade do compromisso do Governo da Paraíba com a igualdade, a diversidade e a valorização da nossa história. Essa conquista reflete que as políticas públicas para mulheres e grupos diversos são fundamentais e estratégicas para o desenvolvimento social do nosso Estado”, disse.
Os serviços de restauração e construção foram executados pela Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan). As obras de restauração contemplaram recepção/espera, terraço, sala de reunião, gabinetes da secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, da Secretaria Executiva, Secretaria Particular, assistência técnica, chefia de Gabinete, copa e banheiros.
Já a construção abrangeu o hall de entrada, salas de Comunicação, Tecnologia da Informação, recepção/protocolo, Jurídico, Ouvidoria, Gerente Executiva da Equidade Racial, Gerência Executiva da Equidade de Gênero, Gerência Executiva da Patrulha Maria da Penha, Gerência Executiva dos Direitos LGBTQIAPNb+, estacionamento, dentre outros ambientes.
A superintendente da Suplan, Simone Guimarães, celebrou a conclusão da obra, que representa mais uma ação de valorização do Centro Histórico e de fortalecimento das políticas públicas de inclusão. “Estamos muito orgulhosos do resultado. A reforma do casarão e a construção do anexo não apenas modernizaram as instalações da Semdh, mas também valorizaram o patrimônio histórico da nossa cidade, reforçando o compromisso do Governo do Estado com o resgate cultural e a preservação da nossa memória”, pontuou.
A deputada estadual Camila Toscano, que representou a Comissão da Mulher da Assembleia Legislativa, destacou a eficácia das ações de governo de proteção à mulher. “Essa é uma causa muito maior e esse prédio que está sendo entregue irá salvar vidas de quem precisa do olhar diferenciado do Governo do Estado. O trabalho que a gestão faz é exemplar em que as mulheres que são protegidas não são assassinadas e a Paraíba tem se destacado na política em defesa da mulher”, comentou.
Cely Andrade, representante do Movimento Feminista na Paraíba, celebrou a entrega da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana. “Esse prédio é resultado da nossa luta, tem as nossas mãos e o nosso coração. O espaço ficou maravilhoso e nós agradecemos ao governador pela sensibilidade e pelo olhar de gênero. Eu tenho muito orgulho de fazer parte de uma rede que funciona e onde a vida das mulheres são preservadas”, disse.
Andreina Villarim, representante do Movimento LGBTQIAPNb+, também parabenizou a gestão estadual pelo investimento. “Eu fico feliz de ver tantas mulheres no poder, ocupando espaços no governo e celebrando junto conosco essa conquista mais do que necessária”, falou.
Wanda Mendes, que representou a Coalizão Negra por Direitos, enalteceu a competência da gestão estadual pelos recursos destinados à Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana. “Esse dia lindo de dezembro vai ficar marcado nas nossas vidas e o prédio é um palácio lilás. Eu parabenizo o governador por fazer justiça com as pessoas, com as mulheres, com os negros e negras, com a população LGBTQIAPNb+, com os povos indígenas, demonstrando compromisso com a inclusão e desmontando mecanismos de patriarcado e misoginia”, falou.
Prestigiaram a solenidade de inauguração o vice-governador Lucas Ribeiro; a primeira-dama do Estado, Ana Maria Lins; a segunda-dama Camila Mariz; o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena; o vice-prefeito Léo Bezerra; as deputadas estaduais Silvia Benjamin e Camila Toscano; a vereadora de Campina Grande, Eva Gouveia; além de auxiliares da gestão estadual, dentre elas Pollyanna Dutra (secretária da Mulher e da Diversidade Humana), Rafaela Camaraense (secretária do Meio Ambiente e Sustentabilidade), Jacqueline Gusmão (secretária executiva da Administração), Naná Garcez (presidente da EPC), Gregória Benário (presidente da Jucep) e Simone Jordão (presidente da Funad).
Outras Notícias
Mira “Já tenho homens lá”, disse jovem preso após plano de atacar Brasília Lucas
Jimmy Carter, ex-presidente dos EUA e prêmio Nobel da Paz, morre aos 100 anos
Portaria federal define dez feriados nacionais e oito pontos facultativos em 2025; veja as datas