O governador João Azevêdo assinou nesta segunda-feira (16), na Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), em João Pessoa, o protocolo de intenções com a Neur Leder do Brasil, empresa sistemista do grupo Stellantis, que irá se instalar no Conde em uma área de 15 mil metros quadrados e investirá, inicialmente, cerca de R$ 20,7 milhões e gerar até 400 empregos diretos no estado, com faturamento anual de R$ 200 milhões.
A Neur Leder é fabricante de revestimento em couro para superfícies internas de veículos automotivos como Creta, HB20, Citroën, Pegeout, dentre outros, e será a primeira a produzir substrato de microfibra com TPO para interiores de veículos no país, um material de revestimento utilizado em painéis de instrumento.
Na ocasião, o chefe do Executivo ressaltou que o ambiente favorável de negócios e o equilíbrio fiscal têm atraído cada vez mais empresas para o estado. “Na Paraíba, o empresário tem segurança jurídica para investir, o que permitiu que nós gerássemos mais de 1 milhão de empregos entre 2019 e 2024 e hoje, com muita alegria, assinamos o protocolo de intenções com uma sistemista de empresa automobilística e essa indústria que se instala pretende vender para o Brasil e, futuramente, exportar”, frisou.
O CEO da Neur Leder, Vanderlei Aleluia, destacou que a localização estratégica e o profissionalismo do governo foram fundamentais para a escolha da empresa de se instalar na Paraíba. “Eu quero parabenizar o Governo da Paraíba porque tivemos uma surpresa positiva do ambiente de negócios instalado, completamente diferente e que proporciona o crescimento dos empresários. Nós tínhamos um projeto específico da Stellantis, de TPO, mas depois de todo o suporte que a Paraíba nos dá, ampliamos muito esse prospecto de negócio, com outros produtos como espuma, produção de sintético e laminação. Se outros estados do Brasil tivessem o ambiente de negócios da Paraíba, o PIB do país seria duas, três vezes maior e eu vi algo parecido em países da América do Sul. 60% da nossa decisão de investir no estado foi técnica e 40% foi o sentimento de que vai dar certo”, comentou.
A unidade fabril atenderá primeiramente o polo da Stellantis em Pernambuco e posteriormente os demais do grupo. A previsão de início obras já é para o primeiro semestre de 2025 e o início das atividades para 2026.
O presidente da Cinep, Rômulo Polari Filho, evidenciou que os dados positivos da Paraíba resultam na atração de novos investidores. “Nós somos o estado mais competitivo do Nordeste, com a melhor infraestrutura, solidez fiscal, e as empresas atestam essas informações. Hoje chega uma indústria de ponta ligada ao setor automotivo, que traz um produto inovador, e a Paraíba entra nesse segmento”, sustentou.
A Neur Leder, empresa caribenha de São Cristóvão e Névis, projeta, desenvolve e comercializa materiais feitos de microfibras impregnadas e cobertas com PU e TPU para diferentes mercados, como aviação, automotivo, móveis, calçados e vestuário.
Segundo a empresa, o substrato de microfibra preenchido com PU ou TPU proporciona transpiração natural e maciez superior ao couro com maior desempenho em durabilidade e testes físicos. O grupo já possui uma unidade industrial em Bariri, em São Paulo e um Centro de Distribuição em Serra, no Espírito Santo.
Os secretários Marialvo Laureano (Fazenda), Nonato Bandeira (Comunicação Institucional) e Bruno Frade (executivo da Fazenda), além de Patrícia Vilela (executiva chefe da Conta da Stellantis) estiveram presentes.
Outras Notícias
Turista da Paraíba morre após ser atropelada por ônibus em faixa de pedestres no Rio
“Tornozeleira no cu”: radialista que provocou Moraes é preso novamente
Datena faz alerta ao anunciar afastamento do SBT: “Vão pagar caro”