Polícia Militar prende 3 homens acusados de violência doméstica em Guarabira e Pilões-PB

O relatório de ocorrências do Quarto Batalhão de Polícia Militar registrado nesta sexta-feira dia 28, traz três ocorrências de violência doméstica; duas praticadas em Guarabira e uma na cidade de Pilões

1ª OCORRÊNCIA 

A primeira ocorrência foi registrada Por volta de 9h00 da manhã. Segundo a PM, um homem foi preso por ter ameaçado a vítima com uma faca. O caso aconteceu no bairro do Nordeste I, onde uma mulher relatou ter sido ameaçada por um homem armado com uma faca. A vítima disse que o agressor, identificado como “Paulinho”, a atacou com chutes e pontapés, além de fazer ameaças de morte.

Ao chegarem ao local, os policiais encontraram o suspeito já detido pelo capitão Danilo Ferreira, que foi acionado por populares que presenciaram a situação. Diante dos fatos, a guarnição conduziu as partes envolvidas à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais cabíveis.

2ª OCORRÊNCIA 

Na tarde desta sexta-feira (28), por volta das 12h30, a Polícia Militar foi acionada pelo CIOP para atender a uma ocorrência de violência doméstica no bairro do Cordeiro, em Guarabira.

Ao chegar ao local, a equipe encontrou uma mulher que relatou ter sido agredida fisicamente pelo companheiro, resultando em um inchaço visível em seu rosto. Segundo a vítima, as agressões eram recorrentes.

Durante a abordagem, os policiais realizaram uma busca pessoal no suspeito e encontraram uma faca em sua cintura. Além disso, ele apresentava sinais evidentes de embriaguez. O homem foi detido sem resistência, e o uso de algemas foi necessário para garantir a segurança de todos os envolvidos.

Diante dos fatos, o suspeito foi conduzido à delegacia para os procedimentos legais cabíveis.

3ª OCORRÊNCIA 

A terceira ocorrência foi na cidade de Pilões, por volta das 13h, a Polícia Militar foi acionada pelo CIOP para atender a uma ocorrência de violência doméstica no bairro Bela Vista.

No local, a vítima relatou estar sofrendo ameaças constantes por parte de seu companheiro. Segundo seu depoimento, ao retornar de um atendimento odontológico, foi acusada injustamente e ameaçada, além de relatar que já vinha sendo vítima de violência psicológica em dias anteriores.

Diante da situação, os policiais deram voz de prisão ao suspeito e o conduziram, juntamente com a vítima à Delegacia de Polícia Civil, onde foram tomadas as medidas cabíveis.

O que é o crime de violência doméstica?

De acordo com o art. 5º da Lei Maria da Penha, violência doméstica e familiar contra a mulher é “qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial.

O que configura violência doméstica?

Violência doméstica é qualquer ação ou omissão que cause sofrimento físico, sexual ou psicológico, dano moral ou patrimonial, baseada no gênero. Pode ocorrer em relações íntimas, familiares ou no âmbito doméstico.

A Lei Maria da Penha define os tipos de violência doméstica e familiar contra a mulher.

Tipos de violência doméstica

Física: Agressão física que pode ou não deixar marcas
Psicológica: Afetar a autoestima e o direito de fazer escolhas
Sexual: Obrigar a mulher a presenciar, participar ou manter relação sexual indesejada
Patrimonial: Retenção, subtração, destruição de bens, documentos pessoais, valores e direitos

Exemplos de violência doméstica  

Destruir pertences profissionais
Controlar o dinheiro gasto
Vigiar a mulher
Ter explosões de raiva
Machucar, sacudir ou segurar com força
Obrigar a abortar
Quem pode ser vítima
Qualquer mulher, em algum período de sua vida, pode ser vítima de violência doméstica.

A Polícia Militar reforça a importância de denúncias para coibir atos de violência e reforça o compromisso com a segurança da população.

Texto: Michele Marques

Informações das ocorrência: 4ºBPM