Portal Mídia

Home / Economia / Tarifaço: Alckmin afirma ter conversado com secretário de comércio dos EUA

Tarifaço: Alckmin afirma ter conversado com secretário de comércio dos EUA

O vice-presidente Geraldo Alckmin revelou ontem (24) uma conversa ocorrida no sábado (19) com o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, numa tentativa de reverter a tarifa de 50% que entrará em vigor em 1º de agosto sobre produtos brasileiros. A medida, imposta pelo governo Trump, gerou preocupação entre empresários e investidores por seus potenciais impactos nas exportações e na inflação bilateral.

Segundo Alckmin, o diálogo foi “longo e importante”, com foco em construir uma saída negociada e pragmática. Entre os pontos discutidos, destacam-se os riscos de um cenário de “perde-perde”, como alta de preços nos EUA e queda nas exportações brasileiras, a possibilidade de fortalecer a integração produtiva entre os países e aumentar investimentos recíprocos e a inclusão de temas como bitributação e acordos estruturantes em uma futura agenda bilateral.

Alckmin reiterou que a orientação do presidente Lula é evitar politização e buscar soluções baseadas em argumentos econômicos. O vice-presidente ainda afirmou que manterá a imprensa atualizada com entrevistas frequentes e anunciou que uma comitiva de senadores viajará a Washington nos próximos dias para reforçar os pedidos de diálogo direto com o Congresso e com o governo norte-americano.

 

 

Uol

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *