Jovem sofre acidente levantando peso durante crossfit no Ceará
Presidente da Comissão de Fitness do Conselho Regional de Educação Física da 5ª Região (CREF5), Sérgio Franco, fala sobre a importância de procurar locais e profissionais credenciados no órgão.
“Primeiro cuidado que se deve ter é procurar um local credenciado pelo Conselho, seja academia ou box [de crossfit]. Outro detalhe é saber se os profissionais são formados em educação física e credenciados. No caso de estagiário, deve ser supervisionado por um profissional formado”, disse Sérgio Franco.
Outro ponto importante, é que o aluno passe por uma avaliação antes de iniciar o treinamento. “Nessa avaliação o profissional vai ver o nível do condicionamento físico do aluno, a sobrecarga que pode ser usada”, explicou Sérgio.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/j/u/tWgDsNTNejpYylGBFbig/whatsapp-image-2022-04-02-at-09.56.33.jpeg?w=640&ssl=1)
Crossfit deve ser feito em locais credenciados e com profissionais formados em educação física, diz especialista. — Foto: Reprodução
Ainda conforme o presidente da Comissão de Fitness, o crossfit, assim como outras atividades físicas, é seguro, desde que o praticante tenha orientação profissional correta.
“É importante que o praticante busque orientação profissional para que não ocorram erros na execução, que use uma sobrecarga correta. Existem fatalidades. A gente vê muito na internet pessoas querendo bater o peso, para se superar sozinha, sem nenhuma orientação, o que não é o recomendado”.
Sérgio alerta que em casos de irregularidade as pessoas podem denunciar ao Conselho, através do site do órgão.
“Pode entrar no site para fazer a denúncia, o nome não vai ser registrado e o Conselho vai visitar o local para apurar. Os ficais estão sempre trabalhando nos estabelecimentos, tanto na capital como no interior”, afirmou Sérgio Franco.
Acidente com barra
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/5/C/wBxDlQSkAgYykYJXIYKg/atleta-de-cross-ferido.jpg?w=640&ssl=1)
Atleta de crossfit fica ferido e precisa passar por cirurgia após barra com pesos cair nas costas enquanto ele tentava levantar o equipamento, em Fortaleza. — Foto: Reprodução
Um atleta de crossfit foi atingido nas costas por uma barra com pesos ao tentar levantar o equipamento em um box de treinamento de cross em Fortaleza, na última sexta-feira (24). O momento foi flagrado por uma testemunha que gravava o atleta.
Na manhã desta quarta-feira (29) o g1 entrou em contato com o estabelecimento onde o acidente aconteceu, que informou que essa semana o jovem passará por uma cirurgia, mas não irá se pronunciar sobre o caso a pedido da família da vítima.
O estabelecimento divulgou uma nota de solidariedade ao aluno, que ficou ferido e precisou ser hospitalizado.
“A família do Box Colosso, em solidariedade ao aluno MCSX, vem, por meio desta nota, desejar força e pedir a todo os alunos, ex alunos e amantes de Crossfit que orem pela saúde do nosso atleta que, infelizmente, sofreu um acidente. […] “, diz a nota.
“A família Colosso está dando todo o apoio e fazendo de tudo que é possível para ajudá-lo, também estamos em oração pela recuperação dele”, afirmou o estabelecimento em outro trecho do comunicado.
No vídeo, a vítima, que não teve a identidade informada, estava tentando levantar uma barra com pesos. Em determinado momento o atleta tira a barra do chão, leva até a região do tórax, mas ao tentar colocar o equipamento acima da cabeça solta a barra, que cai em suas costas. Após o acidente o homem ficou caído ao chão, gritando de dor.
G1
More Stories
TSE marca julgamento de Bolsonaro para 22 de junho; Se for condenado, ex-presidente ficará inelegível por oito anos
Desenrola beneficiará famílias com dívidas de até R$ 5 mil
João Azevêdo discute pagamento do piso da enfermagem e destaca êxito dos programas Opera Paraíba e Coração Paraibano no Ministério da Saúde