Obra do engenheiro e escritor, Sérgio Palazzo, é leitura obrigatória para quem busca aprendizado
Fevereiro de 2023 – O neto chega para o avô e desabafa: “Vô, perdi tudo!”. E recebe como resposta, ao mesmo tempo, um afago e um questionamento desafiador: “Não se preocupe com o que você perdeu. Você sabe o que vai fazer com o que sobrou?”. O diálogo aconteceu em 1977 e serve de mote inicial para o livro “Minha Empresa na UTI”, do engenheiro e escritor, Sérgio Palazzo (editora Reino Editorial).
E assim como o autor se viu diante de uma grande e profunda indagação feita pelo avô, muitos empreendedores também se questionam sobre como cuidar da empresa nos momentos difíceis, fazendo uma analogia às Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Por isso, a obra de Palazzo é leitura obrigatória para empreendedores de todos os perfis.
“Lição importante que levei muito tempo para compreender. Para ser mais preciso, em 2017, assistindo ao seminário ‘Quebre bem’ (Failing Well), do professor Shikhar Ghosh, pela web, é que me dei conta da profundidade daquela frase do Paulo Palazzo”, recorda o autor.
Numa narrativa envolvente, Palazzo relaciona o que as empresas precisam para sobreviver ou mesmo reerguer-se, depois de devastadas por planos governamentais, inesperadas mudanças no cenário econômico ou até mesmo erros na gestão. O autor foge de sugerir soluções milagrosas, apresentando uma visão realista do que aprendeu na prática e a compartilha com dicas aplicáveis em empresas de todos os portes.
O autor aprofunda-se, ainda, na experiência de abrir uma empresa em um país com características singulares como o Brasil e acrescenta relatos enriquecedores sobre diversos temas, como composição societária, variações de câmbio e instabilidade política.
“Minha Empresa na UTI” tem prefácio do escritor de Carreiras e Gestão Empresarial, Max Gehringer, que definiu o livro como realista. “Não é o tipo de livro que recomenda a alguém acreditar em si mesmo para poder vencer. É um livro realista, que ajuda a lembrar tudo o que nunca deve ser esquecido”, afirma Gehringer.
Em outro prefácio, Peter Harazim, consultor e especialista em Análise Organizacional, diz que as lutas descritas na obra por seu autor “são reais e os ensinamentos que ele obteve e aproveitou também o são”. E arremata: “É um verdadeiro manual de sobrevivência na selva corporativa”.
Sobre o autor Sérgio Palazzo
Engenheiro Mecânico, de Produção e de Saneamento Básico e Ambiental, foi o fundador e sócio de várias empresas de sucesso, como SOTENCO Equipamentos, uma importadora de equipamentos para construção pesada, PELLA Construções, uma empreiteira com mais de 200 obras executados entre pátios de aeroportos, rodovias, BRTs e até uma breve passagem pela indústria de cosméticos. Atualmente, é empreendedor na SAP SERVICE, uma consultoria de engenharia. As experiências contadas no livro pautam o curso online “QUEBREI e agora?”, disponível em www.omieacademy.com.br.
More Stories
Beneficiários com NIS de final 8 recebem o novo Bolsa Família
Teto do crédito consignado do INSS sobe para 1,97% ao mês
Estado paga na quinta e sexta-feira salários de março dos servidores da Paraíba