Lula lidera em novas pesquisas e Bolsonaro segue em segundo lugar
PoderData: Lula lidera com 40%; Bolsonaro tem 30%; Ciro e Moro empatam
Na comparação com o levantamento anterior, que foi divulgado no dia 2 de março, Lula se manteve estável e Bolsonaro oscilou 2 pontos percentuais para baixo, no limite da margem de erro.
A pesquisa PoderData divulgada hoje pelo site Poder360 aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança da disputa pela Presidência. Lula tem 40% das intenções de voto, enquanto o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 30%. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. As informações são do portal UOL.
Na comparação com o levantamento anterior, que foi divulgado no dia 2 de março, Lula se manteve estável e Bolsonaro oscilou 2 pontos percentuais para baixo, no limite da margem de erro.
Em terceiro lugar aparecem os ex-ministros Ciro Gomes (PDT) e Sergio Moro (Podemos), ambos empatados com 7%. Moro oscilou um ponto percentual para cima, também dentro da margem de erro.
Na sequência, vem uma leva de pré-candidatos empatados com 2% das intenções de votos: João Doria (PSDB), Eduardo Leite (que está atualmente no PSDB, mas discute se candidatar pelo PSD), André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB).
Assim como Moro, Simone Tebet oscilou um ponto percentual para cima, enquanto Eduardo Leite oscilou um ponto para baixo. Todos dentro da margem de erro. Luiz Felipe D´Ávila (Novo) aparece com 0%, tecnicamente empatado com os que têm 2%, no limite da margem de erro.
A pesquisa do PoderData foi realizada de 13 a 15 de março de 2022, quando foram entrevistadas por telefone 3 mil pessoas a partir de 16 anos de idade. O levantamento foi feito em 265 municípios, das 27 unidades da federação. O intervalo de confiança é de 95% e o registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR-00835/2022.
Veja abaixo o cenário de 1º turno:
- Lula (PT): 40%
- Jair Bolsonaro (PL): 30%
- Ciro Gomes (PDT): 7%
- Sergio Moro (Podemos): 7%
- Eduardo Leite (PSDB): 2%
- João Doria (PSDB): 2%
- André Janones (Avante): 2%
- Simone Tebet (MDB): 2%
- Luiz Felipe D´Ávila (Novo): 0%
- Brancos/nulos: 5%
- Não sabem: 3%
Segundo turno Lula X Bolsonaro
O único cenário de segundo turno testado pelo PoderData foi o de Lula contra Bolsonaro, os dois primeiros colocados na pesquisa de primeiro turno. Neste caso, Lula venceria Bolsonaro.
O petista aparece com 50% das intenções de voto, e Bolsonaro, com 36%. A diferença entre os dois é de 14 pontos percentuais, a mesma apontada há duas semanas.
- Lula (PT): 50%
- Jair Bolsonaro (PL): 36%
- Brancos/nulos: 12%
- Não sabem: 2%
Metodologia
O PoderData é um instituto de pesquisa ligado ao site de jornalismo político Poder360. O instituto faz pesquisas por telefone de forma automatizada, usando o método IVR (Interactive Voice Response). Um robô liga para o telefone do eleitor, que escuta perguntas gravadas e as responde discando em seu telefone a opção desejada.
Quaest/Genial na CNN: Lula tem 45% e Bolsonaro, 25%; Ciro tem 7% e Moro, 6%
Pesquisa Quaest/Genial para as eleições presidenciais de 2022, divulgada em primeira mão pela CNN nesta quarta-feira (15), traz o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente, com 45% das intenções de voto no primeiro turno, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 25%. Depois, aparecem os candidatos Ciro Gomes (PDT), com 7%, e Sergio Moro (Podemos), com 6% das menções.
No cenário com o maior número de candidatos, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), figura com 2% das intenções de voto, mesmo percentual do deputado federal André Janones (Avante). Já Simone Tebet (MDB) registrou 1%, mesmo percentual do governador gaúcho Eduardo Leite, que teria que sair do PSDB para ser candidato. Felipe d’Avila (Novo) foi citado, mas não chegou a 1% das menções.
Além disso, 6% dos entrevistados afirmaram que votariam em branco/nulo ou não iriam votar. Outros 4% se declararam indecisos.
Primeiro turno
Intenção de voto estimulada para presidente
Cenário I
- Lula (PT) – 44%
- Jair Bolsonaro (PL) – 26%
- Sergio Moro (Podemos) – 7%
- Ciro Gomes (PDT) – 7%
- João Doria (PSDB) – 2%
- André Janones (Avante) – 2%
- Simone Tebet (MDB) – 1%
- Felipe d’Avila (Novo) – 0%
- Branco/nulo/não vai votar – 6%
- Indecisos – 5%
Cenário II
- Lula (PT) – 45%
- Jair Bolsonaro (PL) – 25%
- Ciro Gomes (PDT) – 7%
- Sergio Moro (Podemos) – 6%
- João Doria (PSDB) – 2%
- André Janones (Avante) – 2%
- Simone Tebet (MDB) – 1%
- Eduardo Leite (PSDB) – 1%
- Felipe d’Avila (Novo) – 0%
- Branco/nulo/não vai votar – 6%
- Indecisos – 4%
Cenário III
- Lula (PT) – 48%
- Jair Bolsonaro (PL) – 28%
- Ciro Gomes (PDT) – 8%
- Eduardo Leite (PSDB) – 3%
- Branco/nulo/não vai votar – 8%
- Indecisos – 4%
Segundo turno
A pesquisa apresentou cinco cenários de segundo turno. Veja:
Cenário I
- Lula (PT) – 54%
- Jair Bolsonaro (PL) – 32%
- Branco/nulo/não vai votar – 10%
- Indecisos – 3%
Cenário II
- Lula (PT) – 53%
- Sergio Moro (Podemos) – 26%
- Branco/nulo/não vai votar – 18%
- Indecisos – 3%
Cenário III
- Lula (PT) – 51%
- Ciro Gomes (PDT) – 23%
- Branco/nulo/não vai votar – 22%
- Indecisos – 4%
Cenário IV
- Lula (PT) – 56%
- João Doria (PSDB) – 15%
- Branco/nulo/não vai votar – 26%
- Indecisos – 4%
Cenário V
- Lula (PT) – 57%
- Eduardo Leite (PSDB) – 15%
- Branco/nulo/não vai votar – 24%
- Indecisos – 4%
Metodologia
Esta edição da Genial/Quaest foi realizada por meio de entrevistas face-a-face com 2.000 entrevistados entre os dias 10 e 13 de março de 2022, com pessoas de 16 anos ou mais de todas as regiões do país.
A margem de erro estimada é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%. Ou seja, se 100 pesquisas fossem realizadas, ao menos 95 apresentariam os mesmos resultados dentro desta margem.