Agora na semi, Verdão tem novo desafio contra time egípcio, que levou o terceiro lugar em 2021
Quase um ano depois de disputarem o terceiro lugar, Palmeiras e Al Ahly vão se reencontrar em uma partida do Mundial de Clubes da Fifa. Dessa vez na semifinal, nesta terça-feira, às 13h30 (de Brasília), em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
Com mudanças dentro e fora de campo, o Verdão tenta escrever uma nova história no confronto depois de ter sido superado pelos egípcios nos pênaltis, em Doha, no Catar, no ano passado. Para a competição de agora em Abu Dhabi, o time de Abel Ferreira chega entendendo ter cumprido melhor a etapa de preparação. Há também diferenças na formação.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2021/U/Z/njQca0SFKVJWrvYs4NSQ/gettyimages-1301601117.jpg?w=640&ssl=1)
Felipe Melo, do Palmeiras, em ação contra o Al Ahly — Foto: Mohamed Farag/FIFA via Getty Images
Do time que empatou sem gols no tempo normal e foi superado nas penalidades, em fevereiro de 2021, quatro já não fazem parte mais do plantel: Matías Viña, Felipe Melo, Willian e Luiz Adriano. Opções de segundo tempo naquele confronto, Danilo e Gustavo Scarpa hoje são titulares.
Para 2022, o Verdão deve estrear no torneio ainda buscando consolidar uma nova formação tática que já deu certo. Desde a final da Libertadores, vencida contra o Flamengo em novembro do ano passado, no Uruguai, Abel Ferreira tem feito uma variação de esquema com três zagueiros.
Com Gustavo Gómez, Luan e Piquerez, o Verdão ganhou mais apoio dos alas, principalmente na esquerda, com Gustavo Scarpa. O meia-atacante, inclusive, tem recebido liberdade em algumas ocasiões para avançar pelo meio e até a área adversária, já que o ataque não tem um 9 de origem.
Rony tem sido a escolha de referência, mas a escalação do camisa 10 dá mais força tática e física ao time. Com Dudu e Veiga, o Verdão tem qualidade no passe, poder de finalização e velocidade de chegada, além de recomposição para a saída de bola adversária.
Para a semifinal, porém, Abel poderá mudar a escalação. Piquerez chegou aos Emirados Árabes Unidos somente na noite de domingo. Murilo, Renan, Jorge e Jailson são opções para a vaga do uruguaio, que terá apenas um dia de atividade com o grupo depois de se recuperar da Covid-19.
O que já é certa é a opção da comissão palmeirense por um grupo mais experiente. Desta forma, Renan, Patrick de Paula e Gabriel Menino foram cortados da lista de inscritos, além de Vanderlan e Giovani.
More Stories
CBF terá campanha contra racismo nesta rodada do Campeonato Brasileiro
Brasil goleia República Dominicana por 6 a 0 no Mundial Sub-20
Palmeiras bate Cerro e fica perto das oitavas da Libertadores