Os relatos de pessoas com desconfortos gastrointestinais cresceram na última semana no Reino Unido, onde a variante é dominante
Para a maioria das pessoas vacinadas contra a Covid-19, a infecção pela variante Ômicron do novo coronavírus provoca quadros semelhantes a um resfriado comum, com sintomas respiratórios leves.Contudo, alguns sinais menos comuns não podem ser ignorados, entre eles estão os desconfortos gastrointestinais. Entre os sintomas já relatados aos médicos de pacientes com a infecção, estão diarreia, dores de estômago, mal-estar ou perda de apetite.
Na última semana, as buscas por “dor de estômago Covid” e “dor de estômago é um sinal de Covid?” aumentaram mais de 100% e 70%, respectivamente, no Reino Unido, segundo dados do Google Trends. Atualmente, a Ômicron é a variante dominante no território.
Dados do aplicativo epidemiológico Zoe Symptom Study App, uma das principais ferramentas que registram e analisam os dados de pacientes da Covid-19 no país, também mostram o aumento expressivo de pessoas relatando sintomas nas últimas semanas.
Os sintomas gastrointestinais, incluindo náuseas e vômito, já foram descritos em estudos como sinais da infecção da Covid-19 por outras variantes. “Embora a Ômicron possa estar associada a sintomas gastrointestinais, as taxas não são mais altas do que vimos com a Delta, e um ou mais outros tipos de vírus provavelmente estão circulando na população no momento”, disseram especialistas do aplicativo ao jornal britânico.
metropoles
Tags: ômicron sintomas sistema digestivo
More Stories
Resgate aeromédico transfere bebê com cardiopatia complexa para receber assistência especializada no Hospital Metropolitano
Saúde distribui preservativos e oferta testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis nas festas juninas
Síndromes respiratórias: boletim semanal destaca vírus com maior incidência em crianças e idosos