Karine Jean-Pierre disse não querer se adiantar à reunião entre Lula (PT) e Joe Biden, mas afirmou que nunca houve um pedido formal para que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fosse expulso dos Estados Unidos. A porta-voz da Casa Branca fez a declaração hoje, durante coletiva de imprensa diária do governo americano.
“Nunca recebemos nenhum pedido a respeito disso, mas não vou me adiantar à reunião que vai acontecer daqui a pouco”, disse Jean-Pierre aos jornalistas. “Lula vai responder a muitas perguntas de todos vocês.”.
Lula afirmou que não pediria extradição de Bolsonaro a Biden
Em entrevista à CNN americana, o petista citou os processos envolvendo a pandemia de covid-19 e a tragédia yanomami — Lula chama ambas de casos de genocídio —, e disse acreditar que Bolsonaro voltará ao Brasil para se defender.
“É uma coisa muito grave que aconteceu lá [em Roraima]. E ele [Bolsonaro] incentivava os garimpeiros, incentivava a jogar mercúrio na água, incentivava poluir a água que as pessoas bebiam naquele mundo bem escondido do restante do país”, afirmou.
Encontro deve tratar de Amazônia e democracia
Lula já chegou na Casa Branca para a reunião com o presidente dos Estados Unidos. Segundo o Itamaraty, a reunião com Biden terá três temas principais: a defesa da democracia, dos direitos humanos e do meio ambiente.
Também é esperado que ambos discutam a posição do Brasil em relação à guerra na Ucrânia. Essa é a terceira viagem internacional de Lula, após passagens por Argentina e Uruguai em janeiro. Ele ainda deve visitar em breve China e Portugal, em datas ainda não definidas.
uol
More Stories
“Fogo amigo” quer fritar Diretora do Hospital Regional de Guarabira e derrubá-la do cargo
Prefeito Elias Costa participa da 24ª marcha dos prefeitos em Brasília e busca recursos para Jacaraú
Catedral da Luz divulga programação da Semana Santa; confira