O programa Opera Paraíba Mulher, lançado nessa segunda-feira (6) pelo governador João Azevêdo, realiza nesta quarta-feira (8) a primeira cirurgia de endometriose, às 20h, no Hospital de Clínicas, em Campina Grande. A beneficiada será Maria Mércia da Silva, paciente do município de Juru.
A ação marca as comemorações do Dia Internacional da Mulher com a oferta de uma rede de cuidados da saúde da mulher paraibana, ampliando a oferta de atendimentos e cirurgias ginecológicas, entre cirurgia do ovário, períneo, laqueadura, entre outras.
De acordo com o diretor técnico do Hospital de Clínicas, o médico Thyago Morais, para atender a demanda do Opera Paraíba Mulher, será inaugurado o ambulatório de endometriose e a primeira cirurgia será realizada em Maria Mércia da Silva, de Juru. Como explica o diretor, endometriose é uma afecção inflamatória, uma modificação no funcionamento normal do organismo, provocada por células do endométrio que, em vez de serem expelidas, migram no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a se multiplicar e a sangrar.
“Por ser uma doença complexa, a paciente precisa de acompanhamento completo, o exame ginecológico clínico é o primeiro passo para o diagnóstico, que pode ser confirmado por exames laboratoriais e de imagem, por isso estamos abrindo o laboratório de endometriose, pois nem todas as pacientes precisam de cirurgia, mas precisam desse atendimento que será possível com esse novo ambulatório”, informa Thyago Moraes.
More Stories
“Fogo amigo” quer fritar Diretora do Hospital Regional de Guarabira e derrubá-la do cargo
Prefeito Elias Costa participa da 24ª marcha dos prefeitos em Brasília e busca recursos para Jacaraú
Catedral da Luz divulga programação da Semana Santa; confira