Raneiry Paulino participa de reunião do conselho estadual dos direitos das pessoas com deficiências; Parlamentar destaca o Dia Internacional da Síndrome de Down

Raneiry Paulino participa de reunião do conselho estadual dos direitos das pessoas com deficiências; Parlamentar destaca o Dia Internacional da Síndrome de Down

 

Sempre presente nas pautas voltadas para as Pessoas com Deficiência (PCD), o deputado estadual Raniery Paulino, participou nesta sexta-feira (18), da Reunião de planejamento estratégico do conselho estadual dos direitos das pessoas com deficiências e do lançamento da agenda de políticas públicas do Governo do Estado da Paraíba, para as pcds.

O parlamentar ressaltou a sua atuação no parlamento em defesa e na construção de políticas públicas para às pessoas com deficiência. Paulino apresentou, no parlamento, diversos pleitos em defesa das pessoas com PCD; o projeto de lei da delegacia especializada no atendimento às pessoas com deficiência e o Censo Estadual da Pessoa com Deficiência, com a finalidade de conhecer melhor o seu universo , e subsidiar a implantação de políticas públicas nas diversas esferas do Governo. 
“ A ideia foi promover, junto à sociedade civil organizada, discussões e fiscalização com os gestores municipais, a fim de garantir o acesso com qualidade dos serviços; e a promoção e participação das pessoas com deficiência em todas as discussões e implementações de leis e serviços voltados ao segmento nos municípios paraibanos”, ponderou Raniery.
Dia Internacional da Síndrome de Down

Nesta segunda-feira (21), comemora-se o Dia Internacional da Síndrome de Down. Para marcar a data a Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad) realizará ações com foco no Cadastro Estadual da Pessoa com Deficiência (Censo PcD), cujo tema é “Inclusão significa…tirar da invisibilidade: se faça visto pelo Censo PcD da Paraíba”.

Censo terá como objetivo identificar a quantidade e o perfil socioeconômico das pessoas com Transtorno do Espectro Autista e com Síndrome de Down, além de realizar o mapeamento e o direcionamento de políticas públicas que atendam em plenitude aos anseios destes segmentos. “É importante que nós tenhamos consciência plena e a partir destas estatísticas para podermos dimensionar o tamanho das políticas a serem apara melhorar a vida dessas pessoas com Autismo e com o Down”, declarou Paulino.

A Paraíba é o único estado que está realizando o Censo da Pessoa com Deficiência, não somente com Síndrome de Down, mas também com os diversos tipos de deficiência. Essa é uma ferramenta importante criada pelo Governo do Estado para tirar pessoas da invisibilidade e planejar novas políticas públicas de inclusão.

acessopolitico

Related posts

Deixe uma resposta