Vereador é condenado à prisão por agredir e amarrar esposa em tronco
Além da sentença, a Justiça de Minas determinou a perda do mandato e o pagamento de R$ 10 mil em indenização à vítima
O vereador Advar do Senharol (PSD), da cidade de Serranópolis de Minas (MG), foi condenado nesta segunda-feira (18), a quatro anos de prisão, por arrastar a esposa pelo quintal de casa e amarrá-la em um tronco. O caso aconteceu em setembro de 2021 e na ocasião ele foi chegou a ser preso.
O vereador deverá cumprir a sentença em regime aberto por lesão corporal e ameaça.
Além da sentença, a Justiça determinou a perda do mandato do vereador e o pagamento de uma indenização por danos morais de R$ 10 mil à vítima.
“Os crimes foram praticados no âmbito familiar, caracterizando também a violência doméstica, o que reforça a necessidade de severa repreensão pelo direito penal”, informou o juiz Rodrigo Di Gioia Colosimo, do Fórum da Comarca de Porteirinha.
Conforme o Portal R7 e segundo a denúncia do Ministério Público, a agressão ocorreu no dia 22 de setembro, depois que a mulher acessou a rede social Facebook pelo celular, ação que teria sido proibida pelo parlamentar.
O homem então destruiu o telefone da companheira e a ameaçou para que as agressões não fossem relatadas à polícia, afirmou a promotoria. Ele ainda teria feito novas ameaças para que as queixas e o pedido de concessão de medidas protetivas fossem retirados.
“O Tribunal do Júri considerou que não houve crime de feminicídio, conforme denúncia do Ministério Público e, sim, de lesão corporal, com o agravante de ter sido causada em razão de a vítima ser mulher”, informou o TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) em nota.
A vítima afirmou à polícia que vivia em união estável com o vereador há cerca de 20 anos. O casal tem três filhos juntos, de 18, 14 e 2 anos. A mulher já havia relatado agressões anteriores e até procurado a polícia em outras ocasiões. Ela também disse que o companheiro fez ameaças de morte aos seus familiares.
O juiz concedeu ao vereador o direito de aguardar o julgamento de algum eventual recurso em liberdade, posto que o regime estabelecido para o cumprimento inicial da pena foi o aberto. A reportagem tenta contato com a defesa do condenado.
topmidianews
More Stories
Nal Fernandes cria projeto que impede o corte do fornecimento de serviços essenciais em dias não úteis (água, luz, etc)
Hospital Regional de Guarabira contrata cirurgiões para realização de cirurgias de histerectomia
”Se usam revólver, temos de vir com metralhadora” diz Moro sobre plano do PCC para executá-lo