Manifestantes favoráveis ao petista se reúnem em frente ao TSE, onde ocorrerá a cerimônia que precede a posse do presidente eleito
A reportagem questionou o GSI sobre a permanência dos apoiadores em área de segurança, mas até o momento não obteve retorno. O espaço segue aberto.
Os manifestantes passaram a manhã em frente à residência, gritando palavras de ordem como “Lula, ladrão, seu lugar é na prisão” e “Bolsonaro, fica”. Em tese, os manifestantes esperam de Bolsonaro uma sinalização para que as Forças Armadas impeçam a posse do petista que será diplomado nesta segunda.
🚨 12.12.22 ⌛️43° dia! 📍 BRASÍLIA – DF
Palácio Alvorada
⌚️+- 9h
QG está indo em peso para a frente da casa do Presidente, milhares de pessoas estão chegando no Palácio do Planalto.#primaverabrasileira @MatthewTyrmand @exercitooficial pic.twitter.com/MLtwO1FKZ8— QG FATO (@eas_info_br) December 12, 2022
Movimentação no TSE
Já nos arredores do Tribunal Superior Eleitoral, local onde acontecerá a solenidade, há a presença de manifestantes pró-Lula, que aguardam o evento de diplomação.
A área em torno do tribunal amanheceu com segurança reforçada nesta segunda. Com apoio de equipes e veículos da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), há um cerco montado ao redor da Corte. Desde cedo, apoiadores e camelôs de produtos lulistas se concentram em locais próximos.
A solenidade estava marcada para a próxima segunda-feira (19/12), no entanto, teve de ser antecipada, com forte esquema de monitoramento definido pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), na tentativa de fazer diminuírem os protestos de bolsonaristas que questionam o resultado da eleição de 2022.
Desde 1946 e organizada pela Justiça Eleitoral, a cerimônia de diplomação marca o reconhecimento da vitória da chapa eleita. A expectativa é que, na ocasião, Lula anuncie os nomes dos ministros que vão integrar a equipe do novo governo.
More Stories
Homem é assassinado na zona rural de Araçagi-PB
Alexandre de Moraes manda investigar se Marcos do Val mentiu sobre plano golpista
Governo lança programa para reduzir filas no sistema de saúde