Dieta de 600 calorias: vale a pena seguir regime super restritivo?

A fim de perder peso rápido, algumas pessoas acabam recorrendo a regimes super restritivos, como a very low calorie diet (dieta de baixíssimas calorias, em português). O plano alimentar consiste em um consumo diário de apenas 600 calorias, considerado excessivamente baixo.

A nutricionista Laura de Souza Silva, de Brasília, explica que, embora a dieta de 600 calorias leve a uma queda rápida do peso na balança, isso não significa que o praticante está perdendo gordura.

“Essa queda está mais relacionada à perda de água que ocorre pela redução da ingestão de macronutrientes como os carboidratos”, esclarece.

De acordo com a endocrinologista Lorena Lima Amato, de São Paulo, dietas radicais como esta precisam ter acompanhamento de um médico, pois podem oferecer riscos à saúde.

“Pode haver distúrbio hidroeletrolítico e desidratação. Pacientes com comorbidades como diabetes e hipertensão podem ter hipotensão, queda na pressão e hipoglicemia. Inclusive, o emagrecimento rápido pode levar à pedra na vesícula’, afirma a médica.

Quantas calorias devo comer por dia?

quantidade de calorias que uma pessoa deve consumir diariamente varia de acordo com vários fatores, como sexo, gasto energético e os objetivos – perda de peso ou ganho de massa corporal, por exemplo.

“Esse cálculo é individual, mas uma dieta com menos de mil calorias já é bem restrita no geral”, afirma Laura. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que um adulto saudável consuma entre 2 mil e 2,4 mil calorias por dia.

Efeitos colaterais

As pessoas que seguem a estratégia alimentar podem sentir tonturas, falta de energia e de vigor para o dia, dores de cabeça, fraqueza, perda de força e queda do desempenho nas atividades físicas.

Contraindicação da dieta de 600 calorias

A prática de dietas super restritivas em calorias não deve se estender por muito tempo. “Não é interessante que sejam usadas a longo prazo, ainda mais se estivermos falando de pessoas saudáveis, com peso adequado e ativas”, considera Laura.

A dieta de 600 calorias não é indicada para gestantes, lactantes ou indivíduos que fazem uso de medicação controlada.

Como perder peso de forma saudável?

A endocrinologista Lorena Lima Amato lembra que nenhuma dieta se sustenta sem mudanças de hábitos. Entre eles, a médica cita a prática de uma hora de atividade física ao menos três vezes na semana; o consumo de alimentos mais saudáveis como frutas, legumes, verduras e carnes com baixo teor calórico; não beber ou diminuir a ingestão de álcool; e não fumar.

“Não existe mágica. Esses hábitos são pilares muito importantes para perder peso com saúde”, afirma.

metropoles