Falta de água em Bananeiras e Solânea deve amenizar após Cagepa direcionar abastecimento exclusivo da adutora Canafístula

O presidente da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Marcus Vinícius, confirmou em entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta terça-feira (16), que o racionamento no abastecimento de água nos municípios de Bananeiras e Solânea já está sendo amenizado com o manancial de Canafístula II, após a adutora ser direcionada exclusivamente para abastecer apenas os dois municípios.

Há décadas as cidades são conhecidas pelo racionamento e pela constante falta de água. “O sistema de bananeiras é complexo e estamos avançando para melhorar. O de Canafístula II ficou para Solânea e Bananeira. Os R$ 5 milhões de metros cúbicos que também abastecia diversas cidades, quando a adutora Jandaia pegou água, nós colocamos o sistema para atender essas cidades e, para Bananeiras e Solânea, temos a exclusividade do Canafístula que permite que não haja colapso com a falta de água”.

Ainda segundo o presidente da Cagepa, Marcus Vinícius Neves, essa realização faz parte de um grande desejo da Companhia, o retorno ao abastecimento pleno dessas cidades do Brejo paraibano.

“Lutamos durante uma década ao lado da população, e junto ao Governo do Estado. Construímos a barragem de Jandaia. Após longa estiagem, Cagepa anuncia fim do racionamento em Bananeiras e Solânea e a adutora para abastecer as cidades de Cacimba de Dentro, Araruna, Damião, Tacima e Dona Inês, diminuindo a sobrecarga no manancial de Canafístula II”, explicou.

clickpb