Ouça toda notícia:
De acordo com o senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), líder do governo no Congresso Nacional, o novo arcabouço fiscal tem previsão de votação até o dia 16 de junho na Casa Maior.
A pauta é prioridade do governo no primeiro semestre e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), informou no fim do mês passado que o projeto será tratado como prioridade assim que chegar ao Plenário. Pacheco diz esperar que o novo regime fiscal seja aprovado.
Randolfe já estima a aprovação do texto para os próximos dias. “Creio que semana que vem [12 a 16 de junho] nós já iniciaremos a leitura e o debate do relatório. Estou confiante que até dia 16 nós votaremos o arcabouço”, afirmou o senador após a realização da audiência em que foi apresentado o plano de trabalho da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Atos Golpistas de 8 de janeiro.
O projeto de lei do arcabouço fiscal teve a urgência travada pelos líderes partidários do Senado no fim de maio. Por isso, será primeiro analisado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) antes de ser levado para apreciação em plenário.
O governo tinha o apoio do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para levar a matéria direto ao trâmite final, mas a oposição conseguiu barrar a urgência e agora ganha mais tempo para analisar a proposta. O texto também passará pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) antes do plenário.
O relator Omar Aziz (PSD-AM) sinalizou que poderá alterar o texto, ao que Randolfe respondeu que “a prioridade do governo é votar. Eventuais mudanças podem depois ser discutidas com o presidente da República, que a ele ainda cabe o crivo do veto ou da sanção.”
O novo marco fiscal poderá garantir com que o presidente Lula mantenha os recursos necessários para dar seguimento ao seu programa de governo na elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2024. Se o projeto de lei complementar não for aprovado, permanecerá vigente o teto de gastos, limitando consideravelmente a oferta de recursos.
congressoemfoco
Outras Notícias
Prefeito de Pirpirituba será secretário de Finanças de Guarabira na gestão de Léa Toscano
Publicado edital de concurso da UFPB com mais de 100 vagas para níveis médio e superior
Paraíba tem mais de 700 vagas de emprego esta semana; veja oportunidades