Antônio Roberto de Sousa Paulino até hoje só foi filiado a um único partido político: o MDB.
Nascido em Guarabira, em 1951, aonde é considerado uma liderança política expressiva, Paulino foi prefeito de sua cidade natal por duas vezes, (1977-1983 e 1989-1992), e em 1994 foi eleito deputado federal, tendo mandato entre 1995 e 1998 e se firmando assim no cenário político estadual.
Entre 1999 e 2002, foi vice-governador da Paraíba durante o segundo governo de José Maranhão.
Em 2002, com Maranhão tendo renunciado ao governo da Paraíba para candidatar-se a senador, assumiu o posto de governador do Estado.
No mesmo ano, concorreu à reeleição, disputando até o 2º turno.
Na sua vida pós-governo, logo depois da eleição para governador em 2002, manteve alto prestígio político aqui no nosso Estado.
Sua esposa, Fátima Paulino foi eleita e reeleita prefeita de Guarabira em 2004 e 2008, respectivamente.
Seu filho, Raniery Paulino, foi deputado estadual na Paraíba desde 2007, sendo reeleito nas eleições de 2010, 2014 e 2018 (cujo mandato estendeu-se até fevereiro deste ano).
Atualmente Raniery ocupa a 1ª suplência de Deputado Federal pela bancada do Republicanos no Congresso Nacional, em Brasília-DF, desde 2023.
Como prefeito de sua terra natal, Roberto Paulino, criou o Campus Universitário (Decreto nº 64/79, de 26 de junho) e construiu o prédio da antiga FAFIG (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guarabira).
Em 1987, o então deputado estadual Roberto Paulino, elaborou o Projeto de Lei nº 81/87, de 23 de setembro daquele ano, pedindo a estadualização da Faculdade.
Sendo aprovado pela Assembléia Legislativa, foi transformado na Lei nº 4.977/87 e sancionada pelo governador da época, Tarcísio Burity, em 26 de novembro, data do aniversário de Guarabira.
Eram dados, assim, os primeiros passos para incorporação da FAFIG pela Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, atual Campus III.
Em 1991, Roberto Dinamite (ex-centro avante do Vasco da Gama-RJ e também da Seleção Brasileira), participou do Torneio Início do Campeonato Paraibano como atacante do Guarabira Esporte Clube, jogando no gramado do Estádio Municipal Silvio Porto, atendendo ao convite feito pelo então prefeito Roberto Paulino.
O senador Ulysses Guimarães, conhecido pelo apelido de “Senhor Eleição Diretas Já!”, que promulgou a Contituição Cidadã de 1988, ora em vigor no Brasil, também visitou Guarabira, na década de Oitenta do século passado, a convite de Roberto Paulino.
Paulino também lutou para conseguir a implantação do IFPB (Instituto Federal de Educação Tecnológica da Paraíba) na “Rainha do Brejo”.
Um dos principais responsáveis por esta conquista é o casal formado por Roberto e Fátima Paulino que foram várias vezes à Brasília-DF, manter audiência com Lula, em seus dois mandatos (de 2003 a 2010), reivindicando a construção de uma unidade federal de ensino para a cidade.
No dia 04 de julho de 2008, finalmente acabou sendo autorizada a instalação do IFPB, pelo então Presidente da República, Lula, em seu 2º mandato.
Atualmente exerce o cargo de Secretário-Chefe de Estado do Governo da Paraíba (antiga Casa Civil do Palácio da Redenção).
diariodenoticiaspb
Outras Notícias
Polícia Militar apreende mais de 52 tabletes de maconha e munições de fuzil na Capital
Empresário é sequestrado, e criminosos pedem R$ 50 milhões de resgate, na Paraíba, diz polícia
Vereador de Jacaraú é condenado a indenizar colega por dano moral