A Comarca de Bananeiras, PB, criada pela Lei provincial n.º 19, de 10 de outubro de 1857 é uma das mais antigas do nosso Estado e tem, desde a sua instalação, até os dias atuais, prestado relevantes e imprescíndiveis serviços aos seus jurisdicionados.
No decorrer de sua existência, a Comarca de Bananeiras, PB, sofreu alterações em sua área territorial, como a saída do município de Dona Inês, antigo distrito bananeirense, para integrar a Comarca de Belém, PB (art. 342, VII, da LOJE).
Ocorre que essa mudança foi necessaria devido as dificuldades de locomoção dos inesenses para a chegada à sede da Comarca de Bananeiras, em face da estrada de chão batido e a travessia do rio Curimataú, que era dificultada em períodos de chuvas intensas. Essa foi a razão para a mudança de sede comarcana para Belem, PB, que tinha acesso pavimentado e linha regular de transporte rodoviário até a sede do seu município.
Na atualidade o município de Dona Inês recebeu pavimentação asfaltica até Bananeiras, PB, inclusive com a construção de ponte sobre o rio que limita a sua área com Bananeiras. O asfalto reintegrou as cidades e aproximou-as novamente, sendo agora discutível com a população inesense a sua (re) integração à Comarca de Bananeiras.
Os municípios estão mais próximos e possuem fácil acesso rodoviário, o que garantiria mais comodidade e ágil prestação jurisdicional aos cidadãos, a meu sentir.
Cabe aos inesenses a iniciativa do pedido a quem de Direito, que deve ser previamente debatido com com sua população.
Como filho de Bananeiras e Advogado militante, ficarei na expectiva dos frutos desse debate e no retorno da integração jurisdicional desses importantes municípios.
Ramom Moreira de Lima
Advogado
Outras Notícias
Turista da Paraíba morre após ser atropelada por ônibus em faixa de pedestres no Rio
“Tornozeleira no cu”: radialista que provocou Moraes é preso novamente
Datena faz alerta ao anunciar afastamento do SBT: “Vão pagar caro”