Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, o Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES)/Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (NDants), está promovendo uma programação para profissionais de saúde e o público em geral. As ações tiveram início nesta terça-feira (29), com panfletagem e orientações sobre cigarro eletrônico para estudantes da rede pública e privada. No período da tarde, foi realizado um Seminário de atualização em Asma, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e Tabagismo.
A chefe do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (NDants), Gerlane Carvalho, destaca que 7,2% da população com idade acima de 20 anos é fumante na Paraíba. “Essa é uma estimativa da Vigitel, pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, que alerta que mais de 211 mil paraibanos fumam”, explicou. Gerlane reforça que a preocupação nas ações de combate ao tabagismo está também voltada para o uso de cigarro eletrônico, sobretudo entre os jovens: “Há uma ideia errada de que os cigarros eletrônicos são menos nocivos, mas o uso desse produto também causa sérios problemas respiratórios e hoje, nas ações com jovens em idade escolar, pudemos esclarecer vários desses riscos e orientar sobre os perigos da nicotina”.
O Seminário ofertado para profissionais de saúde da atenção básica dos municípios de João Pessoa e Cabedelo teve como um dos palestrantes o pneumologista Sebastião Costa, presidente do Comitê de Tabagismo da Associação Médica da Paraíba. Ele apresentou as estratégias para ajudar os fumantes a largar o cigarro e como os profissionais devem acolher e encaminhar o paciente. “Já existe tratamento disponível na rede pública, com medicamentos que reduzem a vontade de fumar, além de acompanhamento psicológico, entendendo que o tabagismo está conectado com ansiedade, angústia e depressão. Hoje estamos aqui orientando os profissionais da rede pública sobre a condução e o encaminhamento desse paciente para as unidades que oferecem todo o tratamento, inclusive com grupos de apoio para quem quer parar de fumar”.
O Programa de Controle do Tabagismo na Paraíba atendeu, de janeiro a maio de 2023, 1.679 fumantes, sendo 815 homens (48,5%) e 864 mulheres (51,5%). Na Paraíba, há 138 municípios desenvolvendo o Programa de Controle do Tabagismo em 238 Unidades de Saúde. Entre os anos de 2020 e 2023 foram registrados 1.624 óbitos por câncer de pulmão na Paraíba. A SES destaca que o tabagismo está envolvido no desenvolvimento de vários tipos de câncer e também problemas do trato digestivo.
Programação – As ações alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Fumo continuam. Até esta quinta (31), acontece uma exposição de banners com temas do tabagismo, no Fórum Cível Desembargador Mário Moacyr Porto, em João Pessoa. Na sexta-feira (1º), será realizado mais um Seminário sobre ações nocivas e combate ao cigarro eletrônico, para sócios e convidados do Rotary Clube. Até o final do mês de agosto, o Procon e a Agevisa realizam ações educativas e ações repressivas.
Outras Notícias
Turista da Paraíba morre após ser atropelada por ônibus em faixa de pedestres no Rio
“Tornozeleira no cu”: radialista que provocou Moraes é preso novamente
Datena faz alerta ao anunciar afastamento do SBT: “Vão pagar caro”