O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) cassou o mandato de duas vereadoras e um vereador eleitos pelo Republicanos nas eleições de 2020 para a Câmara Municipal de Curral de Cima. A decisão, tomada nesta segunda-feira (4), acatou recursos contra sentença de primeira instância.
Os candidatos Gilvandro Nogueira, Giliarde Soares e Genival Pereira denunciaram o Republicanos por fraude na cota de gênero, alegando que candidatas do partido tiveram votação irrisória e não fizeram campanha.
Em decisão de primeira instância, o juízo da 60ª Zona Eleitoral negou a denúncia, afirmando falta de provas. Em recurso, o caso foi analisado pelo TRE-PB.
No julgamento, o relator do processo, o juiz José Ferreira Ramos Júnior, afirmou que as provas do processo são fortes e que, mesmo lamentando que as duas únicas mulheres eleitas para a Câmara de Curral de Cima, a Justiça precisa prevalecer.
“O conjunto probatório é suficiente e robusto para comprovar a fraude. Infelizmente, duas mulheres, as únicas da Câmara, serão cassadas, mas não podemos beneficiar a fraude”, falou o relator .
O voto do relator foi seguido por unanimidade. Com a decisão, perdem o mandato as vereadoras Isabel Cristina e Carla de Zé de de Moacir, além do vereador Niltinho. A Corte determinou a retotalização dos votos para verificar quais serão os novos vereadores da Câmara de Curral de Cima.
Click PB
Outras Notícias
Homens apostam as esposas em eleições municipais na Paraíba
Artur Bolinha apoia Bruno, mas pede que prefeito desista de projeto para público LGBTQIA+
Adolescente afirma que jovens desaparecidos estão mortos e confessa participação nos assassinatos em Cabedelo