Aos invejosos e aos que apostam no fracasso do governo Lula, começo dizendo que o discurso do Lula na abertura do 62° Congresso da ONU, foi belíssimo e pragmático.
O presidente foi interrompido por fortes aplausos em diversos momentos de seu pronunciamento.
Tratou sobre a democracia com maestria ao afirmar que, se estava ali naquela conferência pelo terceiro mandato de presidente do Brasil, era porque a democracia havia vencido, que a esperança tinha derrotado o ódio e o medo.
Falou da paz e com ela, falou da fome, da pobreza e das desigualdades sociais e econômicas, desmantelando qualquer apóio as guerras.
Em um mundo de paz todos prosperam. O Brasil estava de volta e iria assumir seu protagonismo regional e mundial.
Belíssima a sua visão ecológica, em relação à Amazônia e as mudanças climáticas.
Sua defesa em relação as energias renováveis colocou o biodiesel em destaque e aproveitou o momento para oferecer o Brasil para um nova conferência da ONU, igual a Eco-1992, Rio+10, entre outros exemplos.
Antes mesmo de chegar em Nova York, Lula já tinha agendado reunião com mais de 50 chefes de Estados. E seu apoio intrasigente aos paises mais pobres, lhe torna uma das maiores lideranças mundiais da atualidade.
O discurso de Lula e os aplausos efusivos, obrigou outros presidentes como Joe Bind, a falar de pobreza e de paz, quando na verdade, estas não são pautas dos Norte-Americanos.
O discurso de Lula ofuscou completamente, aqueles que apoiam e defendem a manutenção do conflito Ucrânia versus Rússia.
O mais fantástico foi a comitiva do presidente Lula, que colocou dentro da Assembleia Geral da ONU, os representantes oficiais do Congresso brasileiro (Arthur Lira e Rodrigo Pacheco), grande quantidade de líderes indígenas, grandes empresários brasileiros e ministros de quase todas as áreas.
Essa forte comitiva foi uma clara demostração da capacidade política do presidente Lula em unir, agregar e somar esforços para a superação das dificuldades políticas e económicas do Brasil que ficou cinco anos atravancado pelas desastrosas ações da extrema direita e do ultra-neoliberalismo bolsonarista.
Lula é simpático, bem humorado e carismático e usa tudo isso em favor do Brasil, dos brasileiros e dos países com pouca visibilidade perante a ONU.
Estes são os requisitos que qualifixam Lula como uma espécie de porta voz dos países pobres e emergentes.
O discurso do presidente Lula repercutil positivamente em todo o mundo. Em plena Times Square, centro de Nova York, grandes painéis com letreiros gigantes saudaram Lula, os povos originais, a defesa da Amazônia e sugeriram uma Ministra Mulher e Negra para o STF.
Ainda não temos o resumo dos encontros e reuniões bilaterais e multilaterais, mas, com toda certeza, Lula foi o líder mais reverenciado do 62° Congresso da ONU.
O saldo já é muito positivo , pois Lula, em oito meses, recolocou o país nos eixos e de volta ao cenário mundial. Com o protagonismo internacional, o Brasil passou a liderar o Mercosul, o G-20 e o BRICS+, esse já é considerado o melhor momento político do país na última década.
Por Belarmino Mariano
Outras Notícias
Extremos Climáticos, Crimes Ambientais e Acidentes Automobilísticos
Portal Mídia – O Debate Entre Candidatos é um Serviço de Utilidade à Democracia.
Guarabira: O leito de morte de um rio