A Paraíba será protagonista durante o precioso momento astronômico que ocorrerá no próximo dia 14 de outubro: um raro eclipse anelar do Sol. Pensando na singularidade do evento, o município de Dona Inês preparou uma programação envolvendo o eclipse e o feriadão que se inicia no dia 12.
De forma parcial, o eclipse poderá ser visto em todo o nosso país. Mas a estreita faixa de visibilidade total do fenômeno vai passar pelo noroeste dos Estados Unidos, seguindo pela América Central, Amazônia e finalmente cruzando o Nordeste até o litoral, exatamente nas áreas de Natal e João Pessoa. Dona Inês, no Curimataú Paraibano, é apontada como um dos lugares mais propícios a observar o fenômeno. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Dona Inês preparou uma programação vasta e diversificada, que envolve trilhas, experiências gastronômicas, apresentações culturais e a contemplação do eclipse. Confira abaixo:
– Quinta-feira, dia 12/10
Visitação a espaços turísticos durante a manhã
12h – almoço no Bar da Pedra, Sítio Lajedo Preto
16h – procissão à Nossa Sra. Aparecida, bairro Jardim Primavera
– Sexta-feira, 13/10
07h – trilha no trecho 2 dos Caminhos das Ararunas
08h – trilha na Pedra Lavrada com rapel e banho de açude no Rancho Gomes
12h – almoço (Rancho Gomes e Restaurante da Célia)
16h – pôr do Sol com café quilombola na Cruz da Menina
18h – feira agroecológica com pé-de-serra na Praça do Trabalhador
– Sábado, dia 14/10 (dia do eclipse)
07h – caminhada na Mata do Seró, saída do Museu Municipal
08h – almoço no Restaurante Mata do Seró
14h- início da contemplação do eclipse solar no Mirante do Pôr do Sol
17h – Happy Hour com música ao vivo (Bar da Cícera e Boteco)
Para o secretário Josenildo Fernandes, o evento é de suma importância, pois almeja reunir no município durante o feriadão os amantes da natureza: “nós sempre tivemos esse apelo natural para nossos roteiros, e dessa vez não será diferentes. Teremos um belíssimo pôr do Sol no mirante que estamos inaugurando, e, aproveitando, colocamos na programação alguns dos nossos atrativos já consolidados, como a Mata do Seró, a trilha Caminhos das Ararunas e, claro, a nossa culinária”.
Trajetória do eclipse, sendo a cor mais escura correspondente às regiões nas quais o fenômeno será mais evidente. Imagem: timeanddate.com.
Para os grupos que desejam participar da programação, verificar hospedagens e rotas alternativas, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo disponibiliza um telefone (53) 99702-6841, e também pelo instagram: @turnaserra.
Conheça Dona Inês assistindo nosso vídeo:
Outras Notícias
Raniery garante acabar com a “indústria de multas” criada na gestão Diôgo/Toscano
Mulher morre queimada pelo marido após descobrir estupro das filhas
TSE vai assinar e lacrar sistemas das urnas eletrônicas para eleição