A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Atos Antidemocráticos, em andamento na Câmara Legislativa do Distrito Federal, ouve o major do Exército José Eduardo Natale nesta segunda-feira (9/10). O militar é um dos integrantes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República que apareceram em imagens do interior da sede do Poder Executivo interagindo com os golpistas. A sessão tem início às 10h.
Em depoimento à Polícia Federal, Natale afirmou ter sido obrigado a dar água aos invasores do Palácio do Planalto no 8 de Janeiro como estratégia para “acalmá-los”. Ele narrou que chegou ao Palácio do Planalto por volta de 8h, mas foi ao Alvorada às 14h e retornou às 14h30. Ao chegar no local, disse que foi à copa para tomar água e deu de cara com um grupo de três ou quatro invasores “exaltados”. Eles teriam questionado “de forma exaltada que lugar era aquele e exigiram que lhes dessem água”.
“O declarante entregou algumas garrafas de água com o intuito de acalmá-los e que não danificassem a copa e ainda solicitou que saíssem do local”, registra a oitiva do militar na PF. O militar declarou que tirou seu paletó, gravata e pistola para infiltrar-se no Palácio tomado pelos manifestantes, “afim de conter danos, bem como evitar o furto de sua arma, já que estava sozinho”.
Sessão da CPI desta segunda
A sessão da CPI que ouve Natale foi adiantada para o início da semana por conta do feriado de Nossa Senhora Aparecida, na próxima quinta-feira (12/10). Antes da oitiva, os deputados distritais vão votar dois requerimentos. O primeiro, de Thiago Manzoni (PL), requer a convocação do coronel Sandro Augusto de Sales Queiroz, ex-comandante do Batalhão de Pronto Emprego da Força Nacional.
O requerimento repete estratégia da direita na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8/1 no Congresso Nacional, que também tentou essa convocação, como meio de responsabilizar a Força Nacional de Flávio Dino pelos atos violentos. Na CPMI, o requerimento foi rejeitado.
Outra votação desta segunda-feira será do pedido de Hermeto (MDB) para que o Comando da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) informe “a respeito dos sobrestamentos de abonos e férias no final do ano de 2022”.
metropoles
Outras Notícias
Governo da Paraíba divulga novas listas do Programa Habilitação Social após análise de recursos na 2ª chamada de candidatos
João Azevêdo entrega novo Ronaldão, recepciona medalhistas paralímpicos e destaca investimentos no segmento esportivo
Hospital Geral de Mamanguape passa a marca de 2 mil procedimentos pelo Opera Paraíba em 2024