É estimado que mais de 13 milhões de brasileiros sofram de diabetes tipo 2, quadro no qual a ação do hormônio insulina no organismo é prejudicada. Com a doença instalada, a conversão da glicose em energia fica comprometida, trazendo prejuízos à saúde.
Estudos pioneiros revelam que dietas baixas em calorias podem causar a remissão da doença.
O mirtilo, por exemplo, representa boa opção para quem sofre desse mal. Uma pesquisa de 2023 sugeriu que os polifenóis presentes nessa fruta melhoram o açúcar sanguíneo, prevenindo o risco da doença.
Consumir mirtilos pode ainda ajudar na remissão de quem já tem o quadro, já que eles contam com alta densidade nutricional, como vitaminas C e K, manganês e fibras.
Além de promover maior controle da glicose sanguínea, os mirtilos são ricos em fibras, que ajudam no controle do colesterol e na saúde intestinal.
Uma xícara de mirtilos oferece 3,6 gramas de fibras, superior a banana, por exemplo. Nessa quantidade de blueberries encontramos apenas 84 calorias, enquanto uma xícara de banana tem 105 calorias.
Enlatados ou congelados, o importante é consumi-los, uma vez que o teor nutricional é semelhante. Contudo, evite versões como xaropes ou geleias, ricos em açúcares, que surtirão o efeito oposto ao desejado.
metropoles
Outras Notícias
“Tornozeleira no cu”: radialista que provocou Moraes é preso novamente
Datena faz alerta ao anunciar afastamento do SBT: “Vão pagar caro”
Raniery fala sobre a ida de Léa Toscano ao gabinete de Hugo Motta