Casa dos Artistas, Big Brother Brasil, MasterChef, Canta Comigo, Fábrica de Casamentos, Largados e Pelados e por aí vai. Reality shows não faltam na televisão brasileira e sempre renderam boa audiência para os canais, mas, de um tempo pra cá, tornaram-se não apenas um meio de “formar” celebridades — assim como já faz o BBB desde sua primeira temporada – mas criaram uma nova profissão: participantes desse estilo de atração.
O emprego é com o gênero, não (necessariamente) em um canal. Bill Araújo, por exemplo, esteve no BBB e em A Fazenda. O mesmo ocorre com Jaqueline Grohalski, que está no atual elenco do reality rural, e já participou do programa da Globo. Quando se fala na MTV Brasil, logo se pensa nos programas de pegação explícita lançados pelo canal. E, claro, nos profissionais de reality shows criados pela emissora. Matheus Novinho, Lipe Ribeiro, Pedro Ortega, Flávio Nakagima, Tainá Felipe, Bifão e outros são exemplos de nomes que colocaram na carteira de trabalho a profissão “participante de realities shows”.
Matheus Crivella, o Novinho, por exemplo, participou não só de um, mas de nove programas do gênero, todos da MTV Brasil. Sua primeira vez foi na quarta temporada do De Férias com o Ex Brasil e, desde então, o influencer tornou-se figurinha carimbada em realities de pegação.
Além da quarta temporada do De Férias, Novinho também esteve no sexto ano do programa de pegação. Ele ainda foi para a oitava temporada do Acapulco Shore e esteve nas três edições do Rio Shore.
O influencer, inclusive, reconhece que a participação constante em programas da MTV mudaram a sua vida: “Eu nunca previ isso, as coisas simplesmente foram acontecendo. Eu sou muito de oportunidade, de viver cada momento, e cada convite que foi feito pra mim eu me entrego.”
“Hoje em dia posso falar que eu sou muito bem-sucedido, tenho minhas empresas, trabalho com eventos. É óbvio que tive muitas pessoas comigo, me ajudando, me aconselhando, não fiz isso tudo sozinho, impossível. Eu sou muito grato pelo reality show. Sim, o reality show mudou minha vida”, disse
O mesmo aconteceu com Lipe Ribeiro: ainda anônimo, o influencer elencou como ex na terceira temporada do programa de pegação e nunca mais deixou as telinhas da MTV Brasil. A figurinha de “participante de reality” o levou para A Fazenda 12 e para o Ilhados com Beats, onde protagonizou um beijão com ninguém menos que Anitta.
Agora pai de Dom e casado com Andressa Castorino, Lipe não participa mais no programa de pegação, mas tornou-se apresentador do No Estúdio com o Ex, que recebe participantes da temporada do reality de pegação. Ou seja: carteira de trabalho renovada com sucesso!
“No início foi muito só eu, tudo bem, ia viver, largava minha vida aqui, avisava meus familiares e só ia viver. Depois de um tempo, começou a aparecer muito trabalho, eu tinha que estar sempre presente diariamente, até para as pessoas que me seguem. Tive que começar a ter um cuidado a mais, um carinho a mais e ter pessoas por trás, postando, comentando, falando sobre o meu dia a dia normal enquanto eu estivesse confinado”, explicou Novinho.
“Mas isso depois também foi só por um período, porque eu já fiz nove reality shows, então em algum momento virou parte da minha rotina”, brincou.
Exposição em excesso
Apesar dos bônus do sucesso e da carreira criada a partir da participação em um reality show, a exposição criada — ainda mais quando se fala na questão sexual — não é pequena. Novinho, por exemplo, foi envolvido recentemente em uma confusão que parou até nas redes sociais dos gringos.
Na última temporada do Rio Shore, o influencer participou de um ménage à trois com outros dois participantes, e o momento explícito gerou críticas e comentários na internet após uma gringa se chocar com o trisal.
“Reality show, independente de qualquer que seja, a gente é muito exposto. Mas tem que aprender a lidar com isso. Se estamos ali, temos que tomar cuidado, tanto com a nossa imagem, [tanto] com as pessoas que estão convivendo com a gente”, opinou Novinho.
A exposição para as mulheres, no entanto, ganha um detalhe a mais: as críticas intensas nas redes sociais. A DJ Tainá Felipe, que esteva na segunda temporada do De Férias com o Ex: Celebs e agora participa da atual temporada do De Férias com o Ex: Caribe, aponta:
“Se expor, não ter medo de mostrar quem você é e ser vulnerável em um reality é um ato de coragem. Eu sempre vi tudo isso como uma grande oportunidade de crescimento para me desenvolver mais como pessoa.”
“Quando você não precisa de validação externa e gosta de quem você é, fica mais fácil. Eu realmente não ligo para as críticas e me sinto muito livre com meu corpo e minhas vontades”, completou a artista, que aponta a participação constante em realitys como uma oportunidade de autoconhecimento.
“Estar em um reality é sempre uma grande descoberta sobre mim mesma. Além disso, amo conviver com pessoas diferentes, limites diferentes, histórias diferentes… Não vejo que trouxe algo ruim, porque aprendi a mudar meu olhar e considerar coisas boas até nos meus desafios. Essa edição atual do De Férias Com O Ex Salseiro VIP foi muito difícil emocionalmente para mim, porém, eu viveria tudo novamente”, conclui.
metropoles
Outras Notícias
A luta pela defesa das prerrogativas e avanços para a advocacia: A candidatura de Fábio Mariano à Presidência da OAB Guarabira
TRE-PB acata recurso do MPE e indefere candidato que teria simulado casamento, em Mulungu
“Marcia Sensitiva agora é Preventiva”