A doença renal crônica (DCR) é um problema silencioso que afeta a saúde dos rins e pode levar à insuficiência renal crônica. No estágio mais grave, para a manutenção da vida, o paciente precisa recorrer à diálise (filtragem do sangue) ou ao transplante renal.
A doença é considerada silenciosa porque evolui sem sintomas e, muitas vezes, o paciente só é diagnosticado quando a condição já está bastante avançada.
“Mais de 50% dos pacientes só buscam um médico quando a função renal está muito debilitada”, alerta o urologista Rodrigo Lima, que atende em Goiânia (GO).
O histórico de doença renal crônica na família merece atenção para um acompanhamento mais detalhado. “Se os seus parentes têm ou tiveram problemas renais, vale a pena procurar um médico especialista para uma avaliação mais detalhada”, orienta Lima.
Exames de sangue e de urina devem ser feitos uma vez por para acompanhar a saúde renal. Em caso de alterações, o médico solicitará outros testes para fechar o diagnóstico e, a partir daí, se for necessário, iniciar um tratamento de controle.
O tratamento pode incluir o uso de medicamentos para corrigir outros quadros clínicos, como diabetes, pressão arterial alta, anemia e desequilíbrios eletrolíticos.
De acordo com Lima, para preservar a saúde dos rins, é preciso adotar hábitos de vida saudáveis e abandonar vícios, como o cigarro e o alcóol.
Veja 5 sinais que podem indicar problemas na saúde dos rins:
1. Mudanças na urina
É importante ficar atento ao aumento do volume e coloração da urina, bem como sa sensação de incômodo ao urinar.
A urina clara ou transparente indica que o organismo está bem hidratado. Se ela estiver concentrada, com uma cor amarela, significa que a ingestão de líquidos está baixa. Já uma urina mais escura, com cor de Coca-Cola ou preta, pode significar problemas sérios nos rins.
“Alterações na cor da urina justificam uma consulta médica imediata. O mesmo deve acontecer em caso de presença de sangue”, afirma o urologista.
2. Dor na lombar
Dores na região lombar podem indicar sintomas de disfunção renal. “As dores nessa área costumam ser causadas cálculos renais. Mas, também podem indicar doença renal crônica. Os dois casos são de emergências médicas”, orienta o médico. “Caso as dores estejam frequentes, é necessário investigar”, completa.
3. Inchaço nos olhos, tornozelos e pés
Quando há comprometimento dos rins, os pacientes podem apresentar inchaços nos olhos, tornozelos e pés.
4. Alteração da pressão arterial
A pressão alta constante pode ser um sinal de que a saúde dos rins não vai bem. A hipertensão arterial e o diabetes são as principais doenças relacionadas a quadros de insuficiência renal crônica.
Para controlar a pressão, é importante reduzir o consumo de sal e açúcar, praticar atividades físicas e manter um peso adequado.
“Bons hábitos levam a um menor risco de desenvolver diabetes e hipertensão, o que, consequentemente, reduz riscos para a função renal”, afirma o urologista.
5. Mal-estar
Os pacientes com doença renal crônica também podem sentir mal-estar repentino, apresentando fraqueza, enjôos e vômitos. Quadros assim – sem uma causa conhecida, precisam sempre ser investigados.
metropoles
Outras Notícias
Corpo é encontrado com pedras no lugar do coração em Campina Grande
Turista da Paraíba morre após ser atropelada por ônibus em faixa de pedestres no Rio
“Tornozeleira no cu”: radialista que provocou Moraes é preso novamente