O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Secretaria de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde realizou, nesta sexta-feira (15), a Oficina de Expansão da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) e das plataformas Conecte SUS – etapa Paraíba, que está qualificada para estes serviços. O evento aconteceu no auditório da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), em João Pessoa.
A capacitação foi voltada para os municípios do estado se apropriarem do cenário atual da Saúde Digital do Brasil, bem como foi uma ocasião para contextualizar e orientar cidadãos, profissionais de saúde e gestores sobre as etapas de integração, engajamento e valor de uso da Rede Nacional de Dados em Saúde e plataformas Conecte SUS.
De acordo com o gerente-executivo de Tecnologia da Informação em Saúde da SES, Kleyber Aráujo, a saúde digital no Brasil é uma realidade e, dentro da programação e planejamento feito para os próximos oito anos, uma das ações é a integração dos municípios e serviços especializados à RNDS.
“Cada usuário vai ter acesso aos seus exames, sua agenda de saúde, carteira de vacinação, vacinas e tudo que ele fizer de uso dentro do SUS. Entretanto, para que isso aconteça, os municípios precisam estar integrados, então essa oficina de hoje é mostrando aos técnicos, aos coordenadores da tecnologia da informação em saúde de cada município como é feito esse processo. Hoje a Paraíba já tem 108 municípios conectados ao RNDS, mas ainda falta uma boa parcela de mais de 100 municípios, estamos com quase 50%, mas precisamos fortalecer essa ação para que iniciemos o ano de 2024 com 100% dos municípios conectados para que o usuário tenha acesso às suas informações. É uma ação que chamamos ‘Saúde Digital 4.0’ que é a integração do Brasil e da Paraíba às mais novas tecnologias aplicadas à saúde”, explicou.
A integração dos municípios vai proporcionar que o aplicativo Conecte SUS, disponível na plataforma digital tanto na Apple quanto na Google, possa fornecer aos usuários do Sistema Único de Saúde as informações sobre seus serviços de saúde utilizados em todo o Brasil.
Para o líder do projeto RNDS e Conecte SUS da Secretaria de Informação e Saúde Digital (Seidigi) do Ministério da Saúde, Josélio Queiroz, a capacitação dos profissionais dos municípios da Paraíba é importante para a integração de todas as unidades de saúde do estado no acesso e no uso da Rede Nacional de Dados em Saúde, pois possibilita um provimento e transição da continuidade do cuidado no âmbito da rede de atenção. “A Paraíba tem caminhado muito bem no âmbito da integração da Rede Nacional de Dados em Saúde e na disseminação de uso das plataformas. É um dos estados que mais tem evoluído e mais avançado, graças a um trabalho muito bem feito pelas equipes daqui. Alguns profissionais já tiveram contato e vão estar aperfeiçoando, engajando no uso e outros vão ter o contato pela primeira vez”, ressaltou.
A Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) e o Conecte SUS são ferramentas que facilitam o acesso aos profissionais de saúde e pacientes a exames, agenda de saúde, carteira de vacinação e todas as informações relacionadas ao prontuário eletrônico do cidadão (PEC) no SUS. Por meio dessa capacitação, os profissionais da rede estadual de saúde vão conseguir prover, de uma forma mais qualificada e assertiva, o atendimento aos pacientes da Paraíba.
Outras Notícias
Jovem é encontrado sem vida dentro de residência no bairro do Nordeste 1 em Guarabira-PB
Cartório de Registro Civil em parceria com ANOREG oferta casamento civil gratuito a população de Guarabira
Delegado de Mamanguape atribui a brigas entre grupos rivais, os assassinatos ocorridos na madrugada desta quarta-feira (4)