De modo geral, as frutas são alimentos sempre bem-vindas na dieta. Fontes de vitaminas, minerais e fibras, elas ajudam a manter o bom estado nutricional do organismo, além de melhorar a saúde intestinal e diversos marcadores de saúde.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), um adulto deve consumir, pelo menos, 400 g de frutas, verduras e legumes por dia — por isso, nada de evitar esse tipo de alimento.
Apesar de apresentarem benefícios universais, elas variam em calorias e, para quem busca emagrecimento, saber diferenciar entre aquelas que pode consumir em maiores quantidades e aquelas que requerem maior controle de quantidade é essencial.
Entre as frutas mais calóricas, destacamos:
1. Coco
Alimento fonte de gorduras, o coco pode auxiliar na redução do colesterol ruim e até ser um bom aliado ao emagrecimento quando consumido de forma moderada. Isso porque uma unidade de coco seco oferece até 600 calorias e, em 100g, 354 calorias, o que pode equivaler a uma refeição completa.
2. Abacate
Completo e rico em nutrientes, o abacate é fonte de gordura e contém vitamina E, um antioxidante que ajuda a retardar o envelhecimento precoce. É uma excelente opção quando o assunto é diabetes, pois ajuda a reduzir os altos níveis glicêmicos e também é um potente anti-inflamatório. Contudo, apesar de saudáveis, as gorduras presentes nesse alimento têm alto valor calórico. Ponderação na quantidade também é necessário. Em 10g, há aproximadamente 160 calorias.
3. Jaca
Uma fruta rica em potássio, normalmente associada à prevenção de catarata, a jaca também oferece uma vasta densidade nutricional. Entretanto, o termo “enfiar o pé na jaca” não existe à toa, pois a fruta também é boa fonte calórica e, dessa forma, vai requerer ponderação nas quantidades. Em 100g, há cerca de 90 calorias.
4. Açaí
Um fruto que lidera o ranking dos alimentos com maior teor de antioxidantes, o açaí é, de fato, uma “joia” na alimentação. É rico em gorduras mono e poli-insaturadas, conhecidas como gorduras saudáveis, e também oferece vitamina C e vitaminas do complexo B.
Ele ainda ajuda na imunidade, no controle do colesterol e na saúde do coração. Quando consumido da forma adequada, ou seja, in natura, oferece 70 calorias em 100 g. Cuidado, sobretudo, ao misturar com itens calóricos, como leite condensado e paçoca.
5. Caqui
Apesar de calórico, o alimento é rico em fibras que proporciona saciedade e efeito antioxidante no organismo. Ajuda também a acelerar o ritmo intestinal e pode ser bom aliado à saúde ocular. Em 100g, há uma média de 71 calorias.
metropoles
Outras Notícias
Empresário Deda Claudino “detona” prefeita eleita de GBA Léa Toscano
Câncer de pele gera R$ 4,6 mi em custos hospitalares em quase 2 anos
Voto de Toffoli responsabiliza redes por conteúdos ilegais de usuários