Programa Opera Paraíba iniciou, nessa segunda-feira (18), no Hospital de Clínicas de Campina Grande, mais um mutirão de cirurgias pediátricas. Os procedimentos vão até esta terça-feira (19) e contemplam um total de 20 crianças. As cirurgias oferecidas são nas especialidades de hérnia e postectomia (fimose). Considerados procedimentos de baixa complexidade, os pacientes recebem alta um dia após a intervenção.
A iniciativa integra as ações do Governo da Paraíba voltadas ao aperfeiçoamento da assistência de saúde à população, com a oferta de serviços que agilizam o atendimento.
Helena de Farias, de três anos, moradora da cidade de Gurjão, aguardava a operação de hérnia umbilical há cerca de oito meses, como conta a mãe da paciente. “Ela sentiu uma dor e começou a sair uma secreção, então eu procurei o médico e fiquei sabendo que ela tinha uma hérnia. Então eu resolvi fazer logo, para ela não sofrer mais para frente, e como eu já conhecia o programa, vim tranquila”, contou Maria Núbia.
O diretor-geral do Hospital de Clínicas, Thyago Morais, destaca a importância do programa para o avanço da saúde pública no estado. “Nós já realizamos este ano aqui no HC mais de 10.500 cirurgias, proporcionando transformação na vida de cada paciente atendido. Essas crianças vão ter a oportunidade de passar um fim de ano sem dor e os pais com tranquilidade”, enfatizou.
Para participar do programa, é necessário que o paciente tenha indicação cirúrgica e encaminhe os exames e documentos necessários para a secretaria de saúde do seu município ou realize o cadastro no site operaparaiba.pb.gov.br.
Outras Notícias
Operação do Gaeco prende defensor e assessor suspeitos de ameaçar testemunhas e destruir provas na Operação Integridade
Defensor público e advogado são presos em operação do Gaeco e Polícia Civil em Guarabira
Governo da Austrália proíbe acesso a redes socias por menores de 16 anos