Dez estados têm alerta de perigo por causa das chuvas; saiba quais

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) tem alertas de perigo por causa de chuvas ativos até o sábado (6/1) para vastas áreas do país. O número de cidades em alerta de perigo ou perigo potencial é de 2,2 mil.

São, ao todo, 898 municípios afetados pelo alerta laranja, de perigo, e pouco mais de 1,3 mil cidades afetadas pelo alerta amarelo, de perigo potencial.

Entre as capitais afetadas pelo alerta laranja, estão Belém (PA), Cuiabá (MT), Macapá (AP), Palmas (TO), e parte de Vitória (ES). São, ao todo, dez estados afetados.

No caso do alerta amarelo, encontram-se sob aviso as capitais Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Salvador (BA), São Luis (MA), Rio Branco (AC), Porto Velho (RO), e a outra parte de Vitória (ES).

Divulgação/InmetImagem colorida de mapa do Brasil com previsão do Inmet e alertas - Metrópoles
Os alertas de chuvas foram estendidos pelo Inmet até sábado (6/1)

Esta semana está sendo marcda pelos estragos causados pelas chuvas em Brasília – que, resultaram em ruas alagadas com carros passando pelas calçadas e mais de 60 famílias desabrigadas.

Em apenas dois dias, choveu o equivalente a 80% do esperado para o mês, e isso colocou o Distrito Federal em estado de alerta.

Intensidade das chuvas

No caso do alerta de perigo, a expectativa é que o volume das chuvas fique entre 30 a 60 mm/h, e pode chegar a 100 mm até o fim do dia. Há, ainda, a perspectiva de ventos intensos, que podem ser de 60 a 100 km/h.

Já o alerta de perigo potencial espera um volume de chuvas com variação de 20 a 30mm/h, ou 50mm/dia. Os ventos devem correr entre 40 a 60 km/h.

O aviso de perigo existe desde a quarta-feira (3/1), quando estava previsto que o alerta durasse até a quinta (4/1). Nesses dias, mais de 1,6 mil cidades estiveram em alerta laranja, e mais de 1,3 mil em alerta amarelo.

Busque ajuda

Atente-se às rajadas de vento. Caso precise de ajuda, busque informações pelos telefones da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.

O recomendado é não se abrigar embaixo das árvores, evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada e não estacionar o veículo próximo a torres e placas.

metropoles